domingo, abril 27, 2008

Fingir-se de Morto

Noticia a Gazeta que o PR se irá reunir com as juventudes partidárias para falar sobre o afastamento dos jovens da política, esquecendo que essas associações são uma das grandes causas. Anda por aí tudo a dizer que este afastamento é uma grande derrota do 25 do A. Mentira. É o grande triunfo da democracia. Ter uma massa disposta a votar sempre nos mesmos ou a abster-se, que toma como grande razão para desconfiar dos políticos a incapacidade de dar créditos bonificados, subsídios à habitação, é um grande triunfo das elites democráticas.
A legitimidade política encontra-se, desta forma, ao virar da esquina, onde os anseios económicos dos eleitores podem ser satisfeitos. Anteriormente a política apresentava-se em camadas que condicionavam a propostas políticas e a subsequente adesão.
Primeiro, a distinção entre as finalidades da política. Os que buscavam o justo, os que buscavam objectivos, os que buscavam elementos materiais, agregavam-se em propostas políticas.
Em segundo lugar, a adesão política era também uma questão de meios, a melhor maneira de se obter as finalidades políticas.
Em terceiro lugar, o carácter afectivo, a ligação a pessoas, as lealdades concretas, a similitude de temperamento, tinham também um papel importante na adesão política.
Hoje, existe algo que nunca existiu em séculos de governos não democráticos.
Existe na sociedade portuguesa um consenso a que nenhum partido consegue fugir. O importante é criar desenvolvimento e progresso. O elemento material é o único fim da política.
Quanto aos meios, ninguém duvida de que o Estado é o elemento preponderante para a obtenção das finalidades políticas (sendo que os sistemas de valores e a sua veracidade foram amplamente riscadas do mapa em todas as forças políticas, sem excepção).
Por fim, a lealdade política tranformou-se numa relação contratual em que o voto é vendido a quem dá mais, onde anteriormente existia uma relação de "amizade" que transcendia os fins.
Abril e as suas ideias e ideólogos são muito mais inteligentes do que parecem. Triunfaram ao fazer parecer que o seu tempo havia passado.

Etiquetas: ,