quarta-feira, novembro 30, 2005

O Conservador Acidental

São sem dúvida bizarras algumas afirmações sobre o Conservadorismo que vamos lendo aqui e além. Hoje deparei-me com este texto em O Acidental que pretenderia demonstrar uma certa posição conservadora, mas não fez mais que mitificar um pensamento, ajudando os seus inimigos e fazendo o serviço do costume à pós-modernidade.
Diz Henrique Raposo que a posição conservadora se funda numa desconfiança do Poder e do Bem. O argumento é recorrente e interessa, por essa razão, revê-lo.
Diz HR que a preocupação do conservador é com o “Poder saudável”. Diz muito bem! A reflexão do conservador é sempre uma reflexão sobre a saúde da comunidade. Na linha de Platão, Aristóteles, Aquino, Burke ou Voegelin, a ciência da polis é sempre uma ciência da saúde, que no domínio político recebe o nome de Justiça. Por isso se estranha a afirmação posterior de que o conservador é contra uma moralidade colectiva ou societária. Esta ideia choca claramente com a ideia de um comunitarismo conservador. Assim sendo ficaríamos a saber que Burke, fervoroso defensor da concepção de uma moralidade cristã e da Igreja estabelecida, ou Nisbet, ou Scruton, ou MacIntyre, que aceitam as obrigações herdadas do passado, não seriam conservadores.
O conservador não defenderia uma moralidade comunitária e por isso não defenderia uma “lei estática”. Sobretudo quando a lei não é justa… Mas se existe uma Justiça, uma concepção de Bem na mudança legislativa é porque existe uma concepção de justiça no domínio político e, portanto, uma moral comunitária.
As restantes considerações de HR resvalam sempre nas mesmas afirmações confusas, que levam ao extremo da confusão entre liberalismo e conservadorismo. O conservador desconfia do Poder sobretudo porque acha que o Poder vem de um contrato entre indivíduo e Estado… O conservador para além de liberal é, por natureza, um contratualista! Será que Burke era um contratualista? Obviamente que não… Burke exprimiu várias vezes que o único contrato que existe é a tradição do Bem, que engloba o passado, presente e futuro! Herança e tradição! Nada tem a ver com indivíduos e com a manutenção de direitos pré-políticos.
Da mesma forma que a justiça não é determinada pelo progresso material. Essa diferença entre materialismo progressista e conservadorismo não se compadece com afirmações de que a Europa tem de mudar porque está a produzir menos riqueza que o Chile…