terça-feira, outubro 19, 2004

Posiçao Politica

Nos tempos que correm difundiu-se a ideia de que a pluralidade de opinioes e um bem-em-si. Já aqui muitas vezes reflectimos que esse não e um bem, mas uma consequencia da circunstancialidade do mundo dos Homens, da sua Natureza imperfeita, da sua materialidade.
Como alertava há dias um amigo, fazer politica e essencialmente compromisso. Sei-o bem! Para um admirador confesso de Aristoteles e Cicero, de Aquino e Bodin, de Halifax e Burke, de Strauss e Voegelin, e obvio que a politica, como todos os assuntos praticos, deve ser governada pela suprema virtude da prudencia.
Há contudo que realçar que sem a ciencia a prudencia e absolutamente esteril. O que interessara a alguem saber que tipo de causas e consequencias que comandam a politica e depois não saber o que fazer, ou a que fins destinar a sua acçao? O mito de Hercules, reflecte essencialmente sobre a Força sem inteligencia pratica, a Força sem capacidade de dirigir a acçao para os fins!
Aqui tenta-se sempre fazer ciencia, ciencia pratica. So esta pode fazer o homem compreender-se no meio que o rodeia (no que lhe e superior e inferior)!
Fazer, sem fazer bem, sera sempre uma abjecçao!

Há com efeito muita gente para quem a lealdade e a referencia aos valores patrios, nada diz. O que não seria perigoso, não fosse o caso de se proclamarem como nacionalistas!
Num Congresso do referido sector politico, deparei-me com algumas pessoas que, mais velhas, haviam servido a patria na Guerra. No meio delas estava um senhor, africano e negro, que tambem havia feito o seu papel na defesa da Naçao Pluricontinental.
Passados momentos alguns moços, envergando cortes de cabelo de qualidade duvidosa, irromperam em brados pela culpa dos pretos por isto e aquilo… E apontaram inclusivamente para o dito senhor, que se manteve impavido.
O referido senhor fez mais pela patria num dia de combate em Africa do que todos esses pobres rapazes farao em toda a sua vida, combatendo quixotescamente inimigos que inventaram nos seus bairros sociais!
Ele sim se pode dizer que tenha “vivido perigosamente”, ao não negar, antes e depois da guerra, a devoçao a Patria! Os outros que vivem perigosamente atras de teclados deveriam prostar-se ao seu exemplo e não injuriar aquilo que as suas mentes os impedem de compreender.

Por aqui nunca se farao cedencias a lealdade, por maior que seja o valor envolvido…

O que nem sequer e o caso! Basta analisar os resultados das legislativas do partido do sector para se compreender que essa estrategia não e frutuosa. As ultimas eleiçoes em que o descredito em PS e PSD era gritante, em que o PCP demonstrou que já so existe nos seus bastioes tradicionais, supunha um aumento brutal dos votos nos partidos dos extremos da situaçao. Aconteceu de facto isso apenas na esquerda, com o BE. E o PP consolidou-se e chegou ao Governo! O PNR não foi uma alternativa credivel e ainda ficou atras do PPM por larga margem… Tudo porque continua a ser conotado, e pelos vistos a apoiar-se em causas e tipos de cultura que o povo portugues rejeita! Não sera essa a verdadeira cedencia que se tem de fazer ao eleitorado? Deixar de fora as culturas que poluem as nossas ruas e as mentes dos nossos jovens. Há menos malta para colar cartazes? Há. Há maior respeito de toda a sociedade pela causa do nacionalismo portugues? Não tenho sobre isso a mais pequena duvida.
Nas proximas eleiçoes, com todo o voto “util” não sei como sera!...

Mais uma vez devo lembrar que não faço parte do PNR. Nem de partido nenhum. Sou socio do Benfica e cidadao Portugues. Não tenho deveres para com nenhuma força politica para alem do meu pais e de todas as obrigaçoes dela decorrentes. Não tenho qualquer relaçao pessoal (presencial) com nenhum de seus dirigentes ou facçoes.
Sou apenas uma pessoa que sabe que um partido não pode ser apenas uma congregaçao de interesses. Fosse assim e o partido com que os nacionalistas se deveriam aliar seria o PCTP-MRPP, porque e o partido que mais se reclama do soberanismo nacional! Essa bandeira que parece agora ser deixada cair… e que mantem o Garcia com votaçoes superiores aos do PND!
Tem de haver uma partilha de concepçoes de justiça, de sociedade, de valores essenciais! A sintese tem de ser Portuguesa e não uma importaçao de icones estrangeiros, que são estranhos a cultura portuguesa… Elevar a categoria de exemplo um homem que recorre a violencia fisica contra os seus adversarios politicos, em particular a uma mulher, que tem um discurso incoerente em quase todos os pontos, e algo que causa repulsa a sociedade portuguesa!
Para merecer Portugal há que ser melhor…

Etiquetas: