sexta-feira, outubro 15, 2004

A Ignorancia Atrasada

Já dizia a Pomba Gira, essa figura incontornavel do panorama nacional, que “as pessoas tem uma ignorancia um bocado atrasada”. A demiurgica profundidade das suas palavras ressoa em mim todos os dias, procurando conhecer a origem das maleitas da sociedade contemporanea.
Na Democracia a maleita que mais gosto e a sua subversao, o populismo e a demagogia.
Não há nada tao inqualificavel e desonesto quanto a pessoa que derroga a verdade em troca do apoio popular. Do nescio e possivel ter piedade, do sofista não!
Lado a lado com este pecado, e aumentado pela natureza do proprio regime, fundado nas “paixoes” de seus membros. Cria-se uma ideia de que a mudança de opiniao, a leveza dos principios e a fragilidade das convicçoes são uma vantagem (e bom viajar com bagagem leve, sobretudo quando se deambula sem destino!).
E sintomatica deste estado de coisas a ausencia de principios. So interessa o que for vendavel… Se Portugal não esta na moda inventa-se uma qualquer tolice em seu lugar. Estar sempre a procura de um buraco, de se esgueirar nas paixoes dos homens para ganhar uns papelinhos e apoios, dizer o que for preciso para ser notado.

Este tipo de pensamento adquire a nocividade extrema quando não passa da repetiçao de tonteiras populares. Ate a exaustao… Ate se conseguir gerar o medo suficiente para a mentalidade agressiva das populaçoes!
E por isso que a inteligencia tem de ser usada por todos, não se deixando enlear nos despotismos da mente, que nada mais são, nestes casos, mais do que fruto de gente que não conhece meios para alcançar os seus fins egoistas!

Anda a gente alvoroçada com o Islao. Anda com medo e por isso mais susceptivel de cair nas suas falacias.

A criaçao de inimigos da Europa e a única coisa que a une, juntamente com os sonhos de reconquistar o lugar que lhe pertenceu nos ultimos quinhentos anos.
Esta episodica necessidade e evidente na criaçao de inimigos que os ditos europeistas realizam. A China, o Islao, os Estados Unidos, tudo serve… E preciso e instigar o medo!

Vistas as causas, vejamos as inconsistencias do seu pensamento!

Etiquetas: