O Silencio e de Ouro
No dia 28 de Setembro o Camisanegra colocou um post sobre a relaçao entre ciencia e politica!
O texto, de profundidade e clarividencia assinalaveis, reflectia sobre o combate ao positivismo, na necessidade de uma ciencia da etica e dos valores.
Como ninguem deixou qualquer comentario, embora os houvesse em barda a proposito de difamaçoes e calunias com mais lugar num tribunal do que num blogue, deixei algumas linhas de indignaçao!
Alguns comentarios posteriores chamaram a atençao, tanto pela extemporaneidade como pelo seu desconhecimento!
O comentador proferia com desdem: “Oh corcunda, entao nao se está mesmo a ver porque é que a malta nao comenta? Somos todos uma cambada de burros :-)”
E logo a seguir atira esta perola: “Agora mais a sério. É claro que pode haver uma ciência política; é o que Maquiavel faz no "Principe".
Encontram-se desde já tres soluçoes para o problema!
Ou o autor, que apenas a si vincula com a sua primeira asserçao, não estava de facto a usar de ironia quando proferiu o primeiro comentario, ou não leu o texto, ou desconhece por completo a problematica abordada!
Primeiro porque a ciencia politica a que o texto se refere e a oposta a CP de Maquiavel no Principe! E a ciencia como estudo do Bem. Quem for ver qualquer livro que se debruce sobre estas materias, encontrara que a razao pela qual o Principe tem lugar como primeiro livro de CP e devido ao facto de ser um livro positivista, por afastar a moral da problematica das ciencias humanas.
Ou seja, o comentador corroborou o autor, contradizendo-o!
Conclusoes:
As vezes e melhor estar calado e não querer fazer figura de culto, quando não se percebe obviamente do que se esta a tratar!
Os textos do Fascismo em Rede são muito bons.
<< Home