terça-feira, setembro 28, 2004

E depois da Europa?

Já falamos aqui sobre o D. Sebastião do século XXI, a Europa.
Desta vez não se fala sobre o domínio socialista que nela grassa, nem pela forma como impõe a suas leis de regulamentação para que o eixo franco-alemao esmague a concorrência das potências de segunda linha, nem sequer com a sua tentativa de se tornar um supra-Estado totalitário.
Estava para aqui a pensar no que vira depois da Europa. Sem terra e sem pais, sem ordem jurídica autónoma, para onde nos iremos virar?
A expectativa tornou-se sufocante. Peseiro dizia querer um Sporting “a jogar a Europeia”. Que forma e essa europeia de jogar a “chincha”? Será que o Pescadores da Costa da Caparica, ou o Lusitanos de Creteil, ou o Grupo de Coxos de Casal de Cambra, não jogam futebol a europeia?A tonta obsessão com a Europa ganhou contornos de loucura. Ainda agora um comentador da TSF disse que “Portugal esta geograficamente na Europa, mas economicamente ainda a caminho da Europa”! Eu não concordo… Estamos acima da media europeia! Arménia, Azerbaijão e a Moldavia adorariam ter os nossos indicadores economicos. Porque e que quando os Portugueses falam da Europa falam como se ela fosse um “clube de executivos” onde ninguem nos deixa entrar e onde se tem tudo o que se pretende.
Há dias falava com um amigo holandês sobre a corrupção em Portugal. Ele dizia-me “julgas que na Holanda e diferente? Não e. Nos e que temos pudor em falar disso na comunicação social!”.
O que será deste pais quando se aperceber que a Europa não e um Paraíso e vir que tem tudo vendido a troco de fundos de coesão?

Etiquetas: