terça-feira, setembro 28, 2004

CIARI

Apraz-me muito ver o reconhecimento que o Fascismo em Rede e o Sexo dos Anjos fizeram do CIARI.
O CIARI é um projecto louvável de criar um fórum de reflexão, com bases de dados, publicações de artigos e discussões periódicas, sobre relações internacionais e política, acessíveis a todos.
A importância é obvia. Se por um lado cria uma discussão sobre matérias académicas de forma informal, por outro tenta fazer a difusão desses mesmos conhecimentos sem incorrer no pecado de os simplificar, sem tornar “slogan” o que a isso não e redutível.
O CIARI centra-se no site, onde se encontram textos de actualidade, académicos e opinativos, recensões e outras reflexões de interesse.
De grande interesse são sempre as Tertúlias, onde um variado tipo de temas é proposto a discussão. Tertúlias como “O Império Português”, como a dedicada ao tema “O Terrorismo Internacional”, patentearam a qualidade intelectual e os saberes diversificados de grande parte dos intervenientes, o que constitui motivo de orgulho para todos os que participam e acompanham o projecto desde o início. Hoje há Tertúlia na “Ler Devagar”…
O Blogue não-oficial do CIARI (um bocadinho mortiço nos últimos tempos!) é também um fundamental meio de reflexão e divulgação dos assuntos tratados nas Tertúlias e no Site, tendo já promovido elevados debates sobre muitas matérias teóricas e práticas por aqui também afloradas.

Por isso se deve louvar o papel do João Sobral e do Nuno Baptista Jorge, que mesmo em momentos de dificuldade conseguiram manter vivas as actividades “ciarinas” (como diz o David).

Um abraço e agradecimento aos dois.


Que bom seria se os animadores da blogosfera participassem neste forum...
Ajudem este nobre projecto!