sexta-feira, setembro 17, 2004

Blogues de Admiraçao

Quando criei o meu blogue tinha como objectivos primoriais o prolongamento das minhas reflexoes politicas e a poupança de algum papel. Fiquei a saber da durabilidade do blogue, da maneira como se organiza automaticamente tudo o que se escreve, mas fiquei sobretudo a saber que a net não era completamente desprovida de interesse.
No meio de todo o lixo, no meio de tanta coisa que apenas interessa a quem escreve, tive a sorte de encontrar alguns paraisos.
Mais ou menos por acaso (já não me lembro como!) entrei num blogue que ostentava a Cruz de Cristo, o simbolo genetico da identidade portuguesa. O Ultimo Reduto era actual e actualizado, coerente e pessoal, nacionalista e tradicionalista renovado. Um blogue que há de chegar a ser antigo. Acreditei pela primeira vez que isto dos blogues poderia ter interesse!
Foi atraves dos links do Ultimo Reduto que viajei ate ao Casa de Sarto. Encontrei ai as reflexoes tradicionalistas de JSarto e Rafael Castela Santos. A oposiçao ferrea contra os icones da Modernidade, contra a liberal confusao encapotada, a proposiçao da soluçao catolica tradicionalista ao estilo donosiano.
Dai contactei com o Sexo dos Anjos, um dos mais antigos e visitados blogues portugueses. Reaccionario como tudo, intransigente da inteligencia, teve ate a graciosidade de me dedicar alguns links e posts muito “chouans”.
Foi pelos textos de Antonio Jose de Brito que comecei a visitar o Fascismo em Rede. Assim que eliminei o elemento de iconoclastia mental, de unidade de nacionalistas muitas vezes antiteticos, tornei-me leitor assiduo e admirador. Nas poucas reflexoes do Camisanegra, mas tambem nos artigos com que nos brinda, encontramos a face gentil e inteligente da resposta do seculo XX a Modernidade, que por comodidade apelida de fascismo. Encontramos a agudeza que tanto falta ao nacionalismo de hoje e a prudencia de encontrar acolitos nos diversos quadrantes do movimento. A pratica em serviço da teoria.

Escrevo estas linhas como infima parte de um agradecimento. Como a pequenina parte de uma retribuiçao impossivel. Pela inspiraçao e pela motivaçao dos comentarios, pelos vossos posts dos ultimos tempos, que me honraram pela sinceridade e me envaideceram pelo reconhecimento…

Um enorme agradecimento

P.S.- Para o Buiça segue outro texto dentro de momentos.