quarta-feira, setembro 15, 2004

O Concelho Positivista

No ultimo Conselho Europeu discutiu-se um assunto fundamental para a sobrevivencia da Europa. A discussao, aparentemente caricaturada pelos jornalistas presentes, acerca do correcto pronunciamento do nome da unidade monetaria europeia, reveste-se de uma importancia subliminar.
Considerando existir uma correcta forma Europeia de dizer EURO o CE mostrou-se favoravel a formaçao de uma linguagem europeia. Curioso tambem o facto de ninguem se ter insurgido contra esta sandice totalitaria. Porque razao há de haver uma lingua europeia? Porque razao se há de inventar uma pronuncia europeia? Sera que esta na forja um esperanto europeu?
Nenhum dos presentes recusou a discussao. Nenhum dos presentes defendeu a multiculturalidade e pluralidade da UE (que so se afirma em relaçao aos islamicos, aos homossexuais e aos imigrantes africanos).
A influencia do positivismo socialista das decadas de 60, 70 e 80 e evidente! A pratica e o economicismo sobrepoe-se a riqueza das pronuncias, a verdade intrinseca da lingua, a tradiçao das suas culturas. A “racionalidade economica” liberal da produtividade sobrepoe-se a qualquer demanda de verdade e justiça.
Quem tiver duvidas de que se pretende realizar um holocausto cultural na Europa…