quarta-feira, outubro 20, 2004

Esclarecimento

Parece-me ter havido um mal entendido. Quando mencionei os resultados do PNR não estava, de forma alguma a criticar o partido e os seus dirigentes.
Estava apenas a tentar demonstrar que a necessidade de alianças com facçoes racialistas não tem o efeito de catapultar o referido partido para resultados espetaculares. Apenas isso.

Nunca poderia ser uma critica aos resultados eleitorais. Primeiramente porque não conheço a realidade interna do partido, em particular as pastas onde estao os militantes, e os sobejamente necessarios extractos de conta bancaria. Sem isso e impossivel aferir das potencialidades do partido e criticar ou não as suas opçoes.
Segundo, porque quem não participa activamente (pagar quotas, dar ao cabedal…) não tem o direito de criticar opçoes internas de gestao.

A única critica que posso fazer, portanto, e de ambito ideologico e alertar para possiveis problemas ideologicos e politologicos. Fi-lo e reitero a minha posiçao.
Gostaria por isso de relembrar que:

-O milagre sucedido nas ultimas europeias se deve essencialmente ao seu ambito nacional.
Ao Viriato, que suscitou a este pobre ignorante que vos fala uma reflexao sobre esta problematica, devo relembrar que o exponencial incremento de votantes se deve a existencia nas eleiçoes para o Parlamento Europeu de um circulo único, nacional.
Assim sendo todos os eleitores puderam votar no PNR, o que não sucedera nas legislativas, a não ser que haja recursos para ter uma lista em cada circulo eleitoral.
Pode não ser muito imaginativo dizer que eleiçoes de diferentes tipos não são comparaveis (mas, como o JAV deveria saber, não pretendo ter qualquer quota nessa turma do “politicamento incorrecto”. Essa do politicamente incorrecto e a conversa da ovelha negra do BE…)

-A especificidade das eleiçoes europeias e de um partido nacionalista nelas envolvido, decerto levaram muitos soberanistas a nele votarem.
Por outro lado, conheço muita gente que votou PNR, MPT ou MD, “ao calhas”, sem saber que pessoas estao envolvidas nesses movimentos, ou que projectos defendem.

Não pretendo de forma alguma, ser profeta da desgraça, mas apenas dar algumas ideias para a compreensao dos problemas que envolvem estes assuntos.

Etiquetas: