quinta-feira, outubro 19, 2006

Sic Transit

Hoje o CDS mostrou a sua verdadeira face. Demonstrou que aceita que a Democracia submeta os princípios que lhes parecem mais fundamentais. Demonstrou que o medo de que a sociedade os veja como dogmáticos é superior aos valores que defendem. A sua Direcção mostrou fundamentalmente que quer sobreviver após a inevitabilidade do Sim, numa acrobacia que hoje se poderá chamar de Policarpa...
Não sei se, como se apregoa, a direcção do partido é uma secção política da Opus Dei. Percebo, contudo, que incorre nos mesmos erros da dita associação que há muito aceitou a dissociação do Cristianismo com sua existência na sociedade, advogando uma sociedade de cristãos contra a Sociedade Cristã.

Detecto o mesmo erro nesta nota pastoral (que ainda assim é uma melhoria em relação ao Triplo Axel do Patriarcado) que afirma no ponto 5 a dissociação entre as questões políticas e as questões de Direitos Fundamentais. Ao contrário, a política é precisamente essa questão fundamental, o elemento que ordena toda a acção governativa. O resto são, como disse Macintyre, discussões políticas de segundo grau.
Enquanto não houver partidos dispostos a embarcar na discussão de primeiro grau, a criar e a tomar doutrina, a fundamentarem-se com algo mais que os desejos e opiniões dos seus militantes, não haverá qualquer esperança de um debate político sério.
Um debate de princípios, fins e meios.

Etiquetas: ,