sábado, dezembro 03, 2005

Realinhar a Direcção

Noticia o Sexo dos Anjos que o artigo de João Mendia no DN, que publicitámos há dois dias, lhe valeu o fim da contribuição no dito jornal "de referência". Uma situação "perfeitamente normal", como diria Artur Jorge, nos órgãos de comunicação social dos grandes grupos económicos, que precisam de facilidades e licenciamentos, de isenções e permissões...
O contrato é simples! Os media propagam a ideologia do regime (o que são os dias mundiais da Sida, anti-discriminação, das mulheres, senão uma gigantesca blindagem ideológica?), recebendo em troca a informação privilegiada que os coloca à frente da concorrência.
Quando surge alguém que se opõe a essa ideologia-de-Estado é barrado... Pode ser um colorido dissidente, enquanto for inofensivo! Assim que se perder o controlo sobre ele... salta!
Estranha democracia pluralista!

É esse processo de blindagem que conduz à grande maleita da direita não-alinhada (para utilizar a terminologia do Manuel). A incapacidade de se fazer ouvir é essencialmente um constrangimento externo! Não há nos blogues da "direita pensante" menor qualidade que nas páginas sistémicas, seja ela literária, cultural ou filosófica... Pelo contrário!
A Direita precisa de falar mais para fora que para dentro! O problema é encontrar as portas fechadas ao diálogo... Lembro-me sempre de um blogue de centro-direita em que os autores, antes de responder a críticas, vão ver os links do crítico, aferindo assim a sua respeitabilidade (leia-se "grau de politicamente correcto").

Parece-me mais importante a qualidade dos leitores que a qualidade dos autores, sabendo de antemão que não se cativará o leitor de qualidade sem autores de qualidade... e acima de tudo sem uma mensagem clara!
É preciso algo de impacto que consiga reunir todos estes excluídos de qualidade...

Etiquetas: