segunda-feira, março 17, 2008

A Grande Confusão










A propósito do texto “Monárquicos Porque Democratas”, veio a terreiro o Nuno Resende, defender a ideia de que a minha posição estaria errada por não ser moderada. O que me parece que o caro leitor queria dizer é que a minha posição estaria a prejudicar determinada acção política.
Primeiro, e uma vez que a moderação não se aplica ao domínio da verdade, mas apenas ao domínio prático, gostaria de saber se me imputa algum erro nesse domínio. Estou para aqui a dizer mentiras ou a danificar a verdade da Monarquia?
Segundo, não é verdade que a acção deve ser determinada pela verdade? E se é assim, que verdades monárquicas foram proferidas na anterior segunda-feira anterior? No que é que se demonstrou que a Monarquia pode regenerar Portugal? E se não serve para isso, não será tempo de se esclarecer para que serve essa monarquia?
Não é verdade que a Causa Monárquica não tenha de me convencer de que vale a pena a Restauração. Isso bem pode ser verdade para aqueles que acham que a Monarquia é um fim-em-si, mas não o é para qualquer pessoa de bom-senso, que veja na instituição um conjunto de benefícios a trazer à comunidade.
É bom que se comece a perceber isso.

Etiquetas: