terça-feira, fevereiro 19, 2008

O Direito da Força

A mesma ordem internacional que impediu a independência da República Srpska (dos sérvios da Bósnia) é a que faz pressão para o reconhecimento de um Estado Independente que, já se sabe, será apenas uma província albanesa, mas com poderação por dois nos órgãos e instituições internacionais. Seria de estranhar esta obsessão com a criação de Estados falhados, caso não soubéssemos que é mais barato comprar um Estado em convulsão, ávido de bens de consumo e de alguma pacificação... É nesta estratégia de dissolução dos Estados e Nações que a UE tem vindo a operar, comprando em baixa os mercados, os votos, os territórios em que se vai expandindo na busca desenfreada de mais mercados e mais peso para a Alemanha e para a França.

Qual é o Direito Internacional que aceita uma independência e força outros a viver com os inimigos? E a promessa de respeito pelo património e legado da minoria sérvia que tem vindo a ser apregoado como vantagem do poder albanês? Se me explicarem qual é o princípio que ordena toda esta "paz"...
Antes havia justificações, afirmações de princípios, declarações. Agora há apenas a força e a arrogância no roubo que é perpetrado.

Etiquetas: