sexta-feira, junho 11, 2004

Nove Séculos

Ontem viveu-se mais um 10 de Junho.
Mais um esquecido 10 de Junho.
Portugal ainda existe... Não por muito tempo!
O que nos faz vibrar com as vitórias futebolísticas?
O que nos faz rever nos triunfos de Portugueses no estrangeiro?
Mais um 10 de Junho só pode servir para transformar as potencialidades da Históoria, a amizade de séculos, de uma cultura real, de uma líingua, de um legado mundial, de uma marca no mundo...
Os portugueses não perceberam que o Império era para si, que nãao passava de uma forma de dar ao bem comum deste cantinho da península um cariz mundial, uma dimensãao global, um significado eterno!
Agora não podem estar mais sóos! Sem Império nao têm um sustentáculo económico próprio!
E vira-se para a Europa.
Nesta Europa, Laico Império Franco-Germanico, há que, cada vez mais e mais que nunca, compreender o caminho que levará à destruição desta solução-aliança!
Este perigo encontra-se na destruição das independências nacionais.
Não porque esta seja dogma, não porque esta seja absoluta, mas porque Portugal ainda existe! Porque apesar de alguns "futuristas" dizerem que a Nação está morta, continuamos a medir o nosso desenvolvimento pelos índices portugueses, o nosso orgulho pelos atletas portugueses, a nossa existência pela bandeira das quinas... não pela Europa (ideia diferente em cada cultura europeia)!
E por isso é preciso lembrar que existe Portugal! Que a Europa é para os Portugueses nada mais que um caminho para o "Desenvolvimento" (Essa mentira do mundo moderno...)!
Que queremos prolongar na História o "ser português", que os nossos filhos falem português, que tenham bandeira!
Que não é por sentimento, mas por serem um povo com interesses comuns, que se revê na poesia de Camões, que se revêe nos Descobrimentos, que tem na Saudade uma forma de sentir e um platonismo único no pensar...
Que os Portugueses querem continuar a ser Portugueses!

Etiquetas: