sexta-feira, maio 21, 2004

Donoso Cortés

Quando a morte chegou não tinha mais que meia dúzia de camisas rotas, um salário hipotecado, nenhuma dívida! O Marquês de Valdegamas não morreu votado ao desprezo… morreu a defender o que considerava mais sagrado. Morreu na batalha da vida por um mundo cristão, disputada todos os dias no plano da virtude, na virtude suprema humana da Caridade! Quando morreu não deixou legado, não deixou mais que as suas obras, literárias e humanas, o exemplo. Foi esquecido pela Igreja por que tanto lutou, que deixou cair as propostas para sua beatificação!

As remunerações que o cargo de Embaixador em Paris estavam hipotecadas e não deixava que nenhum necessitado se acercasse de si sem levar alguma coisa para seu conforto. Sabia que só a caridade poderia salvar o Homem, que só ela poderia restaurar o espírito da sociedade tradicional, uma sociedade justificada na identidade tradicional na oposição ao socialismo! Disse-o repetidamente! A culpa do socialismo provinha das condições miseráveis em que os aristocratas deixaram os que deveriam cuidar…

Foi este problema que esteve na origem do estado social. Ao negar Deus o Homem considera as suas necessidades e vontades como de suprema importância na ordem política e metafísica, e que alcança o seu apogeu na Crítica ao Programa de Gotha de Karl Marx, onde se consagra o princípio essencial do socialismo, “a cada um segundo as suas necessidades”. A subversão do espiritual ao material.
Como Donoso observou (em 1852!) o socialismo é uma forma de panteísmo pagão! Nós definimos o nosso Deus, que se encontra em tudo o que fazemos e vivemos, em toda e qualquer necessidade que o Homem possua encontra-se aí um direito, passível de satisfação! O Marxismo esqueceu-se simplesmente que os recursos são limitados!

Donoso compreendeu a essência da modernidade num conflito contra a ordem. Numa revolta deste contra o estabelecido por Deus, numa escravatura do Homem pelo Homem, pelo desejo do Homem contra Deus!

Donoso fez a sua parte e juntou-se à sua família!

Etiquetas: