segunda-feira, março 23, 2009

Um Caminho com 5 Anos










Quando comecei esta página, não pensava que passados cinco anos ainda por aqui estivesse. Era uma pessoa diferente, com uma vida muito diferente, responsabilidades diferentes, mas preocupações semelhantes às de hoje. As razões para esta persistência são várias.
Primeiro, porque o Pasquim tem mais de caminho do que de panfleto e nele se pode traçar um percurso que vai de um conservadorismo genérico, sintetizado num jusnaturalismo metafísico insuficiente e com preocupações eminentemente políticas, para uma apreensão da dimensão imperativa de uma forma concreta de Bem, inserido numa ordem verdadeira (e não simplesmente numa ordem) do cosmos. Onde quer que a razão e a Fé me conduzam, este blogue poderá acompanhar-me.
Segundo, porque tenho uma dívida de gratidão com todos os que acompanharam e guiaram esta viagem. Os amigos do início, os exemplos, os comentadores, os que lhe deram publicidade, são pessoas que vou guardando, seguindo (na medida do possível). Até mesmo os adversários que com a sua oposição fizeram fortalecer os argumentos e fundamentar melhor este blogue, foram grandes contribuidores deste blogue.
Terceiro, porque ao contrário do que pensava no início, este blogue só pôde chegar a esta data pelo impulso da amizade dos leitores fiéis. Se não fossem eles, dificilmente as minhas noites seriam ocupadas com tão pouco lucrativa actividade e possivelmente o assunto deste espaço já estaria, há muito, esgotado.
Não preciso de enumerar nomes, ligações, e títulos de blogues amigos. Apenas de vos agradecer e enviar daqui um enorme abraço de agradecimento.