quarta-feira, janeiro 09, 2008

Pôr a Liberdade na Ordem
















(Sobre Helmut Kuhn)

A rejeição da Ordem é uma das mais perenes formas de pensamento ocidental e que se reveste de maior importância num tempo em que qualquer sujeição ou profanação do dogma de que “fora de nós se encontra o vazio ou o incompreensível” preenche com desprezo o que se atreve à blasfémia. Nesta conjuntura de rejeição de qualquer elemento não-humano no mundo, a maior crítica vem sempre na banalidade da igualdade de todos os pensamentos e afirmações. Mas se todas as afirmações são iguais, por que razão nos deveremos ainda dar ao trabalho de discutir?
O problema é complexo, mas é de importância vital no aferimento dos limites da Modernidade e da Pós-Modernidade, não apenas porque as categorias utilizadas pelo pensamento relativista e niilista, são as categorias modernas, mas porque os seus sonhos e objectivos correspondem à mesma tendência.
Um pós-moderno nunca tem uma razão racional para evitar o homicídio, mas possui um conjunto de obsessões modernas (paz, solidariedade, consenso) que o fazem fugir do terrorismo ou da indiferença perante a morte. Tem desejos, que fazem parte da sua narrativa interna, mas que são iguais a quaisquer outros que lhe sejam inversos.

É evidente que este pensamento que não vem ou vai para lado algum apresenta um problema insolúvel. Sem uma análise do lugar do Homem na Criação, sem uma reflexão sobre a transcendência, nada é possível senão o esforço de autonomia individual que conduz à guerra de todos contra todos, seguindo o paradigma Moderno da Natureza Humana, em que o Homem se encontra num mundo onde não pode compreender o seu lugar, mas apenas criar uma situação conveniente. Esta não é, porém, matéria exclusiva do pensamento pós-moderno. Quando Kant afirma a Autonomia como horizonte máximo do elemento humano, está a agir segundo esse paradigma, mas em perfeita consciência de que a sua filosofia roça a Profecia no momento em que identifica este mundo com o Outro. É evidente que a fundamentação de Kant é quase toda metafísica e teológica, bastante semelhante à de um pastor protestante ou de um gnóstico audaz, o que o afasta da intramundanidade pós-moderna. Restará depois compreender se a ordenação metafísica kantiana não é um reflexo da própria rejeição da Ordem, representando um Universo à medida do particular, o que o coloca mais próximo de ser um líder nietzscheano em “punhos de renda” ou um seguidor de Górgias ou Cálicles, do que um profeta revelador.

A rejeição da justificação transcendente da regulação humana cria um problema insolúvel a todos os que pretendem uma ordenação política. Sem uma natureza transcendente e sem uma alma que a possa compreender como elemento da “ordem das coisas”, o Homem não tem qualquer capacidade de ser diferente do seu meio. A própria autonomia humana, o desígnio moderno, torna-se mero retrato do seu meio e perecível a qualquer alteração circunstancial. O Homem de Hegel e Heidegger é esse ser incompreensível e imerso no Mundo, incapaz de olhar para o apelo destruidor que possui como conformidade ou disformidade da Natureza. Não há rejeição ou aceitação. Apenas o mesmo mundo de Prometeu, Trasímaco, Lúcifer e Sarte. Um mundo cheio de vazio.

Etiquetas: