quinta-feira, outubro 18, 2007

A Panaceia nas Tábuas da Lei














Um dos grandes momentos humorísticos do dia veio de uma tal de Comissão Nacional Justiça e Paz, que pretende que a Pobreza possa ser considerada uma grave violação dos (adivinharam!!) Direitos Humanos. A paródia não tem limites... Os Estados e os Governos estariam obrigados à prosperidade, à capacidade de obtenção de recursos. E se os povos não estiverem prontos a gerar riqueza, ou estiverem dispostos à prodigalidade, o Governo teria de os forçar a abandonar essa condição. Teríamos uma polícia para bater nos sem-abrigo voluntários, para invadir os mosteiros onde houvesse votos de pobreza e para em cada casa impedir que a procriação diminuisse o rédito familiar per capita.
Como Rousseau queria forçar os povos a serem livres, esta gente quer forçar os outros à riqueza (e por decreto, o que dá sempre bons resultados). Ingénuos? É claro que não! O objectivo é sempre o mesmo. Acabar com a Pobreza é impossível, uma vez que esta é um fenómeno relativo e relacional. É evidente que há pobres, mas a maioria dos nossos pobres tem televisão por cabo em casa, telemóvel e carro próprio. Basta ir a Chelas para ver como aumentou o conceito Pobreza para um patamar ridículo. Onde antes esta incluia a Fome (que deve ser combatida com todas as forças e está, por força da tecnologia quase erradicada em Portugal), agora é sobretudo endividamento pelo desejo de posse que por aí grassa.
Não é possível combater a pobreza, sem que o Estado disponha da propriedade das pessoas segundo os seus desejos. O Estado vai ter de impedir negócios ruinosos, o consumo de alcool, que os pobres tenham muitos filhos, que os cidadãos dissipem a sua propriedade como bem entendem. A solução só tem um nome (que já toda a gente está a ver): socialismo.
Ainda há quem pense que as notícias de hoje são prejudiciais ao Governo? Think again...

Etiquetas: