sexta-feira, março 23, 2007

Mais Um























Quando comecei este espaço tinha apenas o objectivo de escrever algumas coisas que fui aprendendo ao longo dos meus estudos. Não tinha leitores para além de alguns amigos, sempre dispostos a contradizer ou apoiar as minhas bizarrias e devaneios, nem esperava sequer vir a fazer leitores, comentadores e amigos por entre gente que não conhecia. Foi estranho quando o Nélson começou a deixar aqui as suas exclamações quanto às minhas ideias “passadistas” e a trazer, com as polémicas, mais assuntos para debater. Com tempo e com o auxílio de amigos como o Rafael e o FSantos (na altura com G), com o exemplo do Manuel e do PG e de muitos outros, fui encontrando a minha própria narrativa e o meu próprio caminho.
Parte importante desse caminho tem sido, nos últimos tempos, a conquista de leitores e comentadores notáveis pelo espírito aberto. Se me permitirem o straussianismo, creio que a maior parte dos leitores não vêm a este espaço apenas para confirmar as suas ideias e sancionar os seus desejos. Isso é muito mais do que alguma vez esperei e conta mais que as não-sei-quantas mil visitas que não conseguia imaginar serem possíveis.
Houve momentos maus, grandes chatices e discussões que não deveriam ter sido travadas, nestes últimos três anos. Posso dizer-vos que quase todos os dias esmoreci, por achar que não estava a conseguir dizer o que queria e que me parecia ser necessário.
E se me propus a acabar com o blogue quando não tivesse mais nada para dizer, parece que neste país não há forma de encontrar repouso.
Este página tem um presente, porque tem leitores e é por isso que vos agradeço por este terceiro aniversário.