domingo, outubro 29, 2006

A Universidade da Caras

Na revista Alameda Digital discutiu-se há tempos a educação. A problemática é extremamente complexa e apaixonante e sê-lo-ia ainda mais, tivessem os nossos amigos da dita publicação registado a emergência de um novo tipo de ensino.
É absolutamente fascinante que a Palestra Lord Acton da UCP este ano tenha sido levada a cabo por Celia Sandys. Notável, não porque a senhora Sandys seja figura reputada da politologia ou do pensamento filosófico, mas porque a dita não apresenta outras credenciais para além de ser neta de Winston Churchill. Diz quem lá esteve que a Palestra versava assuntos de enorme interesse académico como o número de charutos fumados por Churchill, a forma como os insultos que proferia eram demonstrações de um carinho e sensibilidade incomum e a, revolucionária, afirmação de que o Primeiro-Ministro bebia demais!
Esta é a nova Universidade, em que o social é o "cor-de-rosa", a superficialidade da anedota e o culto de personalidades. Agora é o destinatário quem paga a propaganda...