segunda-feira, abril 04, 2005

Mais Platão, Menos Prozac

Recebi através do nosso amigo Pimenta a notícia de um blogue que já não é assim tão novo, e que será sem dúvida de enorme interesse. O blogue Duas Cidades é do Professor Mendo Castro Henriques, pessoa de enorme importância neste blogue.

Explico.
Estava eu na faculdade e tive o acaso de ter uma cadeira obrigatória de Filosofia Política. Na altura pensava, basicamente, o que todos os “putos” pensam da filosofia. “Para que é que eu preciso desta porcaria?”, “porque é que isto não é opcional?”, “isto resolve-se com um bocadinho de retórica”… Uma chatice!
Veio a primeira aula e o impacto foi grande. Para quem estava habituado a debitar fórmulas e noções pré-compradas de politologia foi um verdadeiro abrir de olhos!
Lidar com Platão foi uma das experiências mais assustadoras da minha vida e forçou-me a questionar tudo o que me haviam impingido até então…
Começou aí a minha senda pela Filosofia Política. Percebi que tudo provinha daí, que todas as sociologias, politologias, antropologias e restantes ciências auxiliares (seriam auxiliares por alguma razão) provinham da fonte filosófica e que as más reflexões eram aquelas em que nada assentam… Parece simples, mas não é, sobretudo para quem se habituou às certezas afilosóficas da “tekné” dominante, onde se fundamentaliza o método, onde se ensina que é Maquiavel o “pai” da ciência política…

Em grande medida este blogue existe devido aos Professores Mendo Castro Henriques e António Campelo Amaral, que não desistiram de leccionar com seriedade e sem simplificações paternalistas, os mistérios da filosofia.