quarta-feira, março 23, 2005

Um Ano

Um ano de blogue não é nada de especial. Congratulo-me, porém, por ter conseguido manter uma razoável actualização dos “posts” que, na sua larga maioria, são da minha autoria. O Pasquim consome por isso muito tempo, um tempo precioso, preciosidade que é medida pelas coisas que queria e deveria fazer e não faço, por ter assumido este dever. Reconhecer um dever que é bom é encontrar o caminho da felicidade. Muito do que aqui falamos se resume a essa fórmula de “encontrar nos deveres a felicidade de cumprir o Homem”.

O objectivo inicial foi cumprido. Escrevi, de facto, aqui umas coisas. No caminho de escrever o que queria ganhei leitores fiéis. Os descobridores deste blogue, Nelson Buíça, Manuel Azinhal (autor do melhor blogue que conheço) e João Sarto (autor do farol espiritual da blogosfera, digo-o sem medo de exagerar) deram um impulso fundamental ao Pasquim por publicitarem, ao elogiarem e ao criticarem os meus escritos. Obrigado.

Deixo também o agradecimento aos exemplos. Foi ao ler o Último Reduto do Pedro Guedes que tive vontade de ter um blogue. Foi o PG que me mostrou a possibilidade de ter um blogue de qualidade, interesse e que chegue a muita gente. É o exemplo de qualidade que este espaço mais tentou seguir… não conseguiu, mas continua a tentar.
E Deus, Pátria, Rei! Sempre!
O mesmo posso afirmar sobre o Fascismo em Rede que difundiu “pérolas” das letras e da filosofia que nem sabíamos existir e que tentaram revelar a tradição e originalidade do pensamento tradicionalista português (no meio de outras coisas).
O Nova Frente do BOS foi sempre outra referência e exemplo, quando não nas ideias (e muitas vezes não), pela qualidade da prosa, pelo amor às letras. Outro exemplo que será difícil atingir…
Agradeço também em especial ao FG Santos que passou de comentador habitual a ilustre blogueiro e que em muito contribuiu para as temáticas e preocupações que aqui apresentamos. E não desistimos…

Em lugar especial, gostaria de agradecer a um enorme amigo desta casa, o principal fornecedor de alento a este blogue. Há uns tempos, em conversa, falando sobre o propósito dos nossos escritos, chegámos à conclusão de que não existe outra opção senão continuar, na esperança de que os que vierem não esqueçam.
Muito obrigado Rafael!

A vós e a todos os que nos visitam,

Parabéns a vocês!