quinta-feira, julho 15, 2004

Mais Explicaçoes sobre as Questoes de Identidade

Agradeço ao Caturo as questoes postas e espero que estes comentarios sejam esclarecedores.

1. A Questao dos Direitos

a) “Não, não é indiferente o modo como a lei lida com isso. Pelo contrário. A lei assenta, em princípio, sobre a Justiça, que é definida, desde sempre, como a intenção de dar a cada um aquilo que é seu.”

“A Tradição Ocidental é a da liberdade e dignidade do indivíduo, na insubmissão a quaisquer poderes tirânicos e opressores, sejam de que natureza forem - política, física, espiritual.”


Pois e carissimo, mas há uma infinidade de formas como essa igualdade se revela. A igualdade correcta para Aristoteles (de quem empregou bem a definiçao de Justiça que e aceite como universal em termos logicos) e a da lei vigente em Portugal na Constituiçao de 76 são radicalmente incompativeis! Não há uma orientaçao que se possa dizer que elas partilhem. O que se considera como igualdade e desigualdade e a aplicaçao da propria justiça que pode resultar, sob duas perspectivas ocidentais como são a da CRP76 e a de Aristoteles, em Escravatura ou na consagraçao dos Direitos Humanos, consoante o que se entenda como criterio para a distinçao.
Tirania e opressao sao conceitos que como sabe mudaram ao longo do tempo, não podendo ser considerados como raizes do pensamento ocidental. A Tirania, o governo de um em funçao do interesse proprio, foi substituida por uma concepçao de limitaçao do governante pelas vontades dos subditos, com o advento da Modernidade, que e essencialmente Moderna.. De que tradiçao anti tiranica estara a falar? A palavra e a mesma, mas certamente não encontrara na Historia Europeia uma linha de continuidade no conceito, que considera estruturante e genetico da cultura ocidental. Nem sequer encontrara, de cultura europeia em cultura europeia, essa unidade significante…
Dizer que essa tradiçao (que como já disse não possui qualquer unidade) permitiu os grandes feitos da nossas civilizaçoes e absolutamente descabido. O que tera em comum a monarquia portuguesa de 1500 e a Constituiçao de 76?
E curioso observar a forma como considera a libertaçao do jugo Cristao e depois considera como essencia da Ocidentalidade toda a doutrina crista da dignidade da pessoa, e da recta razao, nas suas versoes secularizadas (Carl Schmitt, em Theologie Politique observa com acuidade essa questao). Libertaram-se so do Papa, do pecado original, da imagem do Cristo sofredor… de resto esta la tudo!

b) “A Identidade, ao contrário do que diz Corcunda e a Esquerda em geral, não está sempre em mutação de acordo com as modas do tempo.
A Identidade é herdada à nascença, pois que todo o ser humano, quando nasce, JÁ É, AUTOMATICAMENTE, de uma determinada Raça, de uma determinada Etnia, de uma determinada Nação, de uma determinada Família, filho/a de determinados pais.”

“Se assim não fosse, se fosse como o Corcunda pretende, então nenhum povo era livre para mudar de rumo e para corrigir a sua direcção com vista à auto-preservação”


E interessante observar como o Homem encontra na sua perspectiva deveres na Raça, mas não encontra deveres na familia, na comunidade, entidades que tem identidades e que visam fins historicos. Como bem li no texto da Alternativa Identitaria há um conjunto de direitos e deveres inerentes ao Homem. E so uma questao de identidade, de continuidade historica, a obediencia as obrigaçoes do passado.
Como já demonstrei não há unidade nessa pretensa unidade etno-cultural ocidental.
Não há portanto nenhuma imperatividade que ela comande. Não há obrigaçoes que esta imponha, porque não encontra uma essencia trans-historica, um reduto essencial.
Encontra-se nessa inaceitaçao do que e anterior a sua existencia uma rebeldia como a do Paraiso Poerdido de Milton, sintoma gravoso da Modernidade.

c) "O Identitarismo, pelo contrário, reconhece que cada povo tem o seu modo de ser e deve governar-se por si próprio.
Os identitários dizem o oposto: quem não quer preservar a identidade do povo, é livre de se ir embora do país.

É a ideia assente no respeito pela diversidade de culturas, que existe enquanto o ser humano for saudável e acaba quando o indivíduo se torna num autómato massificado, sem consciência da sua herança e da sua diferença."


Mas que identidade e essa de Portugal livre do Cristianismo? So pode ser uma identidade fabricada, como esse Pan-Ocidentalismo…
Porque e que não se preserva a nossa concepçao crista? Se se deve preservar tudo?

2. O Totalitarismo e o Telos

a) “Dizer que o NS é igual ao Comunismo porque ambos são totalitários, é fazer precisamente o contrário daquilo que, segundo diz o Corcunda, Aristóteles recomenda”
”O totalitarismo não tolera que exista, no mundo, outro modo de ver e outro modo de ser.”

“O totalitarismo não admite dissidências. Na União Soviética, ninguém podia abandonar o país”.

Sera o totalitarismo apenas uma expressao maxima de intolerancia?
Repare-se que o Estado Novo tinha na Constituiçao de 1933 uma concepçao de direitos que podiam ser retirados em qualquer momento caso fossem perigosas para a Naçao. O criterio não era a adesao (como no genocidio da Vendeia, na China de Mao, ou na Alemanha Nazi), mas não fazer perigar a estrutura e os fins que o Estado prosseguia, tornando-se entao um Estado Autoritario.
Quais as razoes para esta diferença?
A verdade e que todas essas formas de totalitarismo são formas de religiao intramundanas. Se observarmos todas as suas justificaçoes metafisicas (socialismo cientifico, Declaraçao dos Direitos de Homem, a Vontade do Fuhrer) são constituidas com base em conceitos mundanos. São a submissao do Homem ao Mundo e não ao Espirito. Por esse facto são “imanentizaçoes da escatologia crista” como e bem patente na obra de Voegelin. Esse desejo da carne que condiciona o espirito e uma constataçao fundamental, observada por Cabral de Moncada, a proposito de Maquiavel.
Esta e a verdadeira fonte de totalitarismo e não a intolerancia! Essa e apenas a sua face superficial.


b) Isso significa que um Estado que não tenha como fundamento e “telos” o Bem, e onde esse não seja o Espirito, a Harmonia entre o apetitivo (sophrosyne), sensitivo (andrea) e intelectivo (sophia), domadas pela dikaiosyne, a Justiça, não e uma cidade verdadeira!
Por esse facto a ideia de que a Comunidade Politica (Polis, Estado) em Platao seria um Fim (telos), como afirma em “Para Platão, ideólogo da sociedade tradicional, o fim último da Política é precisamente o governo da Pólis, isto é, do Estado.” e absolutamente inacreditavel. Todo o objectivo da analogia somatica, da alegoria da linha e da luz, da alegoria do barco, da caverna, e a compreensao da sujeiçao da Comunidade ao Bem!!!! E esse o significado da morte de Socrates!!!! E essa toda a “identidade” de A Republica… Os fins que visa alcançar!
Perdendo-se este significado nem vale a pena ler nada! Nem se pode compreender qualquer ponto da Filosofia Politica Ocidental.

c) “O Identitarismo não prega o culto do líder... ao contrário do Fascismo, do NS e do Salazarismo, do qual o Corcunda será, talvez, defensor.”

Não ignorara certamente que o culto do lider, entre Salazar e Hitler tem naturezas claramente distintas, uma politico-religiosa e outra politico-civil! Nem se pode comparar… Isso e uma superficialidade gritante!
Hitler e o Demiurgo da Nova Ordem, do Homem que destruiu a moral e apenas recebe apelos da Vontade e da sua fonte Sangue e Raça.
Salazar e o interprete de uma Moral (sempre subordinadora do Estado) e da sua aplicaçao prudente ao dominio do circunstancial. Não reinventa a moral, não se considera detentor da sua propriedade. Apenas um politico que aplica essa interpretaçao com os poderes civis que possui…
Sobre o que penso sobre Salazar fica para depois…

d) “Ou porventura está a querer insinuar que há certas identidades que, por serem más (isto é, por não se regerem pelos valores que o Corcunda considera «bons»), devem ser erradicadas?”

Não devem ser erradicadas. Esta a presumir que defendo uma perspectiva totalitaria. Devem e ser controladas, pelo dominio politico e não religioso, como eram as nossas colonias estipendiarias, os territorios de Administraçao Indirecta… Não e um exterminio fisico ou cultural… Quem duvida que a ideia anti-colonial e a originaria dos Totalitarismos Islamicos (advento de modernidade no seu mundo), faz melhor ir comprar uma cana de pesca…

3. A Direita e Esquerda

“De resto, o Corcunda limita-se a dizer que o ponto de vista de Norberto Bobbio não serve porque nada explica - ironicamente, é o Corcunda quem nada explica sobre esta definição, o que, pelas suas próprias palavras, consiste, realmente, numa idiotia.”

Va la ver atras ao texto se não expliquei que considero de esquerda a “invençao” de uma metafisica, substiuindo a reflexao tradicional pela ciencia secularizada e por uma nova metafisica… Ate fiz mençao ao liberalismo e a substituiçao dos fundamentos da sociedade tradicional pela abstraçao individualista. Esta la tudo…

Agradeço mais uma vez a atençao demonstrada pelas suas extensas questoes!

Etiquetas: