terça-feira, junho 29, 2004

O Vira à Portuguesa

O Prof. Diogo Freitas do Amaral, insigne professor de Direito, manifestou ao PR a necessidade de se “preservar a democracia directa” e convocar eleições antecipadas…
É a primeira vez que vejo um professor de Direito que não compreende a essência da Constituição Portuguesa (que desprezo, mas ainda vigora!).
Não compreenderá o autor da História das Doutrinas Políticas (obra que possui “pérolas” de elevado gabarito como Platão era comunista e Aristóteles democrata) que a essência do sistema português é a legitimidade do PR? Não compreende que, as legislativas servem para a eleição da AR e não para o PM? Que o que importa não é a pessoa que desempenha o cargo, mas o apoio parlamentar e a nomeação do PR? Que todos os governos do pós-76 são, pela natureza da constituição, de iniciativa presidencial? Não saberáa também que esta personalização do Poder no PM criaria um conflito insolúvel e levaria à destruição do cargo de PR, e que estas prerrogativas e iniciativas, são dos poucos poderes reais do Chefe de Estado?
É claro que sabe! Mas o PS encontrou a sua “porta” para a direita…
A única razão para este fenómeno de esquerdização de DFA é a sobrecarga de “presidenciáveis” na direita e o “canto de sereia” periódico de alguns socialistas ao maquiavélico Professor, dizendo-lhe que poderia, eventualmente, hipoteticamente, ser um bom candidato…
Entretanto lá vai o Prof. a fazer de fantoche, com tanta confusão que já não deve saber o que realmente sente lá dentro!

Etiquetas: