domingo, setembro 30, 2007

Nacionalismo Demokrático














Pediu-me o amigo Democrata que comentasse este seu texto. É difícil comentar sem saber o que o autor pretendia. Falo, então, por mim.


Toco um ponto muito importante. A questão da "Verdadeira Vontade da Nação". O que distingue entre o bom e o mau nacionalismo é, segundo o texto, o que a aceita, ao contrário do ideológico, que inventa uma predeterminada concepção como finalidade que preenche a Nação.


Resta saber que verdadeira Vontade é essa. Se a Vontade é algo diferente do Bem Comum então estaremos perante uma democracia, algo de que tenho que discordar. Na supremacia da Vontade a norma política encontra-se nos desejos da população, no Bem Comum situa-se no seu bem efectivo. Imaginemos que um grupo de pessoas se encontra numa viagem e que tem dois caminhos. Para a esquerda tem um caminho que o conduz a armadilhas e a uma morte quase certa. No trilho da direita tem um caminho seguro. Ainda que todos tenham vontade de ir pela esquerda, o seu bem reside no caminho da direita. Ou a norma se encontra fora da vontade dos indivíduos, ou encontra-mo-nos no interior do paradigma "sinistro".


Se a questão é de vontades, o que impede que a vontade verdadeira da comunidade possa abolir a família, o município, a corporação?


Não sei quão liberal o meu amigo é, e se considera que a existência de um Bem Comum faz parte das abstracções que devem ser combatidas... Creio estar aí o centro da questão.