quarta-feira, maio 17, 2006

Nacionalismo Como Comunitarismo

Uma das diferenças das ideologias que se reclamam de Nacionalistas é o seu carácter comunitarista. O comunitarismo, ao contrário do que muitos pensam, não é uma ideologia de esquerda ou direita... Não é uma ideologia! É um posicionamento filosófico e não uma tendência explicativa da totalidade da realidade (e é por isso, também, que considerar que uma nação, pelo seu carácter imaterial, uma ideologia é um disparate a toda a prova).
O carácter do comunitarismo coloca-se na centralidade da sociedade (ou comunidade, dependendo da versão) política, comandando um conjunto de obrigações que lhe são prévias e um enquadramento, que "preenche" o homem.

Esta é oposição ao "homem abstracto" da teoria moderna, em que o indivíduo é preenchido pela vontade ou por uma racionalidade exógena que se quer passar por universal. A defesa deste modelo é imprescindível para que a comunidade política seja uma entidade ôntica e não mera sociedade (de natureza semelhante a uma sociedade por quotas), porque, uma vez desprovida dessa identidade de busca do justo e do bom, não passa uma entidade infra-política... a quadrilha de ladrões de que falava Santo Agostinho!

Etiquetas: ,