sexta-feira, setembro 09, 2005

Ciclo do Remexido









Foi com enorme comoção que pude visitar este Verão uma exposição sobre a vida de uma das minhas referências. A louvável iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa é surpreendente a todos os níveis, mas justifica-se pelo marasmo intelectual que ocorre no Algarve. Quem não sabe, nem quer saber, não se pode manifestar... Por isso não é estranho o silêncio da esquerda (habitualmente disposta à caça de fascistas em tudo), nem acaba por ser bizarro o silêncio dos que dizem ser os homens da direita lagoense e algarvia. Não percebem nada de nada, encontrando-se por isso qualquer actividade cerceada pela indisponibilidade de conhecer. Inofensiva pelo torpor das Festas da Juventude e Cerveja que povoam e ganham destaque no imaginário dos jovens...









“Remexido” não foi uma exposição de excelência. Faltavam objectos pessoais de José Joaquim de Sousa Reis, embora houvesse um conjunto interessante de réplicas. Podia ainda ser visto num computador um episódio do Lugar da História do Prof. Hermano Saraiva. Mas mais importante que tudo houve um ciclo de Teatro e Conferências dedicado ao Remexido, que incluiu a realização de um prospecto da Exposição muito bem conseguido e que inclui um conjunto de elementos não incluídos na mostra.
Bibliografia interessante, textos propositados e sem (excessivas) politizações, gráficos precisos e claros sobre as “Guerras do Remexido”, algumas fotos e retratos. Tudo o que é necessário para compreender o homem e o mito.












O Remexido simboliza todas as virtudes do herói português.
Coragem, Fidelidade, Desinteresse material, Piedade, Patriotismo.
Por isso interessa conhecer a sua vida e exemplo...

Creio que podem pedir à C.M. Lagoa um exemplar gratuito do interessantíssimo prospecto da exposição...
Vale a pena conhecer!

Etiquetas: