sexta-feira, setembro 09, 2005

A Ameaça do Futuro

Durão Barroso disse aos portugueses que o objectivo da Guerra do Iraque era a posse de armas de destruição maciça! Depois retrocedeu e disse que era a destruição de uma ditadura que atentava contra os direitos humanos... Estou desconfiado que a existência da Lei Islâmica na sua interpretação xiita é absolutamente incompatível com as Declarações de Direitos Humanos, mas talvez seja ignorância minha!
Durão terá pela terceira vez que engendrar uma justificação...
O mais intrigante nesta história toda não parece ser, contudo, a forma como as justificações para a acção são encontradas à medida que a acção se vai desenrolando, mas o surrealismo de uma acção que coloca o Iraque à mercê dos xiitas.
Calculo que a estratégia americana passe por criar um ambiente favorável aos americanos no novo Iraque xiita, ambiente que se extenderia, através do progresso económico, ao Irão. Os americanos não calculam que o inverso seja possível, pois possuem como estratégia primordial a estratégia, já experimentada na Europa, de dar dinheiro para fomentar mercados e gerar dependências. Com a zona de acção americana expandida e requisitada em todo o mundo, com o evento Katrina, é fundamental discernir quais as prioridades dos EUA.
O interesse nesse local é justificado. O que quer que a manta americana destape acaba por ser foco de instabilidade, gerar ressentimentos, revoltarse contra o antigo protector...
De onde sair o dinheiro para pagar a crise virá a próxima ameaça.
Do “Médio Oriente” não será...