sábado, junho 04, 2005

Zoologia e Essência

Não concordo com a afirmação do BOS de que a Humanidade é um conceito zoológico!
O Homem é um “ser vivo” diferente, uma vez que é dotado de capacidade racional. Por isso tem capacidade de encontrar o seu lugar na “ordem das coisas”, ou seja, de se cumprir… Esse é o princípio básico do jusnaturalismo! Encontrar o seu lugar é a felicidade, o cumprir do Homem.
O Homem descobriu a metafísica, a astronomia, a engenharia… Já antes era dotado de inteligência, mas através da cultura, do saber transmitido, das práticas partilhadas, elevou-se do nada. Não é verdade que seja do “nada”, pois é dotado de inteligência (a essência do Homem), o que é muito mais que mero conceito biológico. É uma essência igual ao género humano e que lhe confere uma igualdade em termos de dignidade. Conseguiu descobrir todas essas coisas com a Natureza de que foi dotado…
Emergiu do lodo para a civilização, de uma tendência espiritual para uma religião, do poder para a política (todas as coisas que há algum tempo vêm paulatinamente a ser destruídas)… Alguma benção terá!
Como bem explicou o Rafael e como dirá qualquer cristão, a Humanidade tem capacidade de se salvar, capacidade de viver bem, capacidade de ser feliz, consoante potenciar a sua essência dentro das circunstancialidades de que dispõe (não tem porém capacidade de se tornar algo que não seja humano, ideia que escapou aos modernos que consideram a comunidade, o Homem, ou tudo, divino[1])… Essa é a perspectiva de Donoso quando postula a sua teoria, provinda de Vico, de que quando o termómetro da religião está alto, o da repressão (político) está baixo, e vice-versa… Já Burke havia dito o mesmo na sua reflexão sobre as limitações à liberdade (que Lord Acton irá plagiar para a teoria liberal). O mesmo faz de Maistre nas suas considerações sobre a autoridade e o paraíso pré-revolucionário, em que o Homem aceita a ordem instintivamente[2], ou Sardinha na sua visão da equilibrada sociedade medieval. Todos eles vêem uma esperança para além da mera repressão, para além de uma maldade intrínseca do género…
Não há dúvidas que o pessimismo face à sua época é uma constante… Será também uma constante para todos os que olham os nossos dias sob a nossa perspectiva!

[1] O Sonho do Paraíso na Terra do imanentismo moderno (nazismo, comunismo, liberalismo).
[2] De Maistre é o autor que certamente tem mais matizes no seu Cristianismo.

Etiquetas: