quinta-feira, dezembro 02, 2004

A Coerência de Nietzsche

Nitzsche foi um grande filósofo! Foi um dos grandes. Um homem em movimento, que se compreendia como esse próprio movimento. Será preciso mais Nietzsche para que a coisa se endireite. Sem compreender Nietzsche (será possível?!) não se poderá seguir caminho, continuar a civilização, voltar a ser senhor e servidor, recomeçar a grandeza.
A ferida aberta sem ser estancada, como se impunha , manteve-se… A Europa olha para a sua ferida como identidade, como numa sociedade que se congratula pelo “estigma”, mas com a fé perdida! É esse o diagnóstico do paciente… Paciente que olha para a sua “cura” como uma maleita, olhando a saúde como “um passado que já não volta mais”.
Quem melhor que nós para sentir o peso do Vazio em Nietzsche?!

Nietzsche não ficou louco. Loucura seria que o seu destino fosse incompreensível, se não se conseguisse compreender a “narrativa” da sua vida, de que não se conseguisse observar as causas ou as suas significâncias. A loucura de Nietzsche foi a sua coerência.
Mártir da sua temeridade perante o Vazio, sucumbiu às suas mãos…

A Modernidade (e o seu sufixado avatar Pós) não acredita em nada! Não pode… É a sua natureza. A Modernidade colocou a fé na Ciência. Depois descobriu que a Ciência nada afirma. Tornou-se “Pós” ao recusar a inversão do caminho ao conhecimento tradicional, antipositivista, e ao considerar que, a não haver ciência moderna não havia nada!
Das variadas formas em que se apresenta revela-se sempre em formas de atacar de atacar o invariável, o infinito, o objectivo.
O positivismo, o contractualismo, o relativismo (a trivialidade ética do pós-guerra) são apenas sintomas de uma doença, de um desígnio imperscrutável que se revela nos homens.
Para Nietzsche não houve paliativo ou mezinha. Revelou assim a sua humanidade… A humanidade que não encontrou forma de superar…

Se o “nada” é tudo, mas ainda assim consigo vislumbrar formas, posso matá-las, retirando para isso o seu conteúdo.
A ideia de que o Bem, que a Verdade, a Felicidade, são apenas efeitos de prazer, meros afluxos químicos que nos entram para o cérebro, que as concepções morais não são mais do que o resultado do Poder do mais forte (um, alguns ou muitos) são o início da decrepitude de um sistema partilhado. Se tudo isso é convencional, desligado de uma verdade externa, apenas derivado das vontades dos Homens, nada existe “em si”.
É esse processo de desconstrução, de inversão do “zetema” platónico, num questionamento eterno que impede a “vida”, que está por trás da filosofia pós-moderna e da sua apriorística solução para tudo… O “nada”.

Em breve, face ao “nada”, Nietzsche decide nele mergulhar, para nas suas profundezas redescobrir o “erro cartesiano” de que a Verdade não pode ser buscada na destruição dos pressupostos (pressupostos que lhe permitem a mesma indagação fundamental!). Mas a Modernidade ao destruir o Natural pelo Convencional destrói a própria ferramenta que lhe permite a busca de qualquer essência.
A viagem de Nietzsche acaba, portanto, antes de começar.
Sem a linguagem, que pressupõe uma verdade radical no meio das convencionalidades, não tem modo de alcançar qualquer Verdade! dizer 0 ou dizer 1 é indiferente… Como ter lógica ou não qualquer pensamento… Para quê manter os significados, se no fundo tudo significa o vazio?

Corajoso, mergulhou em vida no “nada” e dele não emergiu.

Etiquetas: