quinta-feira, julho 01, 2004

Mais Obsessões Democráticas

Das várias confusões que povoam a contemporaneidade há uma de particular importância, a Democracia e a Eleição!
Portugal é uma Democracia, mas que alguns querem tornar um Regime Eleitoralista, baseado na Democracia Directa… A obsessão com as bases, com a “opinião popular” expressa em urna, tomou conta do regime português.
Porque é que tem de haver uma eleição legislativa só porque o Governo se demitiu?
O Miguel Sousa Tavares diz que as pessoas “votam em caras”! Paciência! Que sirva para que votem em projectos, em ideias…
A nomeaçao é do PR… Só a ele cabe decidir quem será o PM! Como sempre… Não está vinculado por eleições, ou opiniões parlamentares ou eleições partidárias!
Também por isso não se compreende a obsessão de algumas pessoas com a eleição pelas bases! Democracia não é apenas o Poder Popular maioritário, mas a obediência às regras do jogo (como se observou nas últimas Presidenciais Americanas!).
Os grandes povos sabem que o mais importante não é a maioria, mas a partilha existencial e por isso é legítima a eleição indirecta do Presidente Americano, visto que ela representa a essência da Federaçao e não de um estado central e total como é a maioria dos Estados Europeus!
Por isso só podem ser irresponsáveis os que querem eleições no PSD, como se a justificação das bases fosse Palavra Divina, e depois defendem o oposto para o Povo Português!