quarta-feira, julho 11, 2007

A Fundamentação dos Nossos Liberais





















Não posso deixar de me surpreender com a afirmação do Prof. Rui Ramos de que o PS tenha deixado de lutar pela liberdade. Será que alguma vez o fez, segundo a sua concepção de liberdade? Alguma vez o PS foi anti-intervencionista e anti-socialista?
Interessaria saber então quem está errado...
Ou o PS não defendeu a liberdade, ou foi a liberdade que mudou. De qualquer das formas o autor da declaração estará sempre equivocado. Primeiro, porque seria estranho que uma concepção de liberdade fosse aplicável numa data e outra noutra, o que nos levaria a ter de perguntar quais os critérios para que isso aconteça. Segundo, porque com a Democracia o Estado cresceu para patamares inimagináveis e tornou-se propriedade dos seus indivíduos (a correlação entre ambos os fenómenos é evidente). Não será que um liberal deve sempre defender o oposto destes dois fenómenos, um Estado menor e o Estado como árbitro e não propriedade dos seus membros?
E será que alguém se pode dedicar à tentativa de introduzir um "conservadorismo do liberalismo" em Portugal sem responder a estas questões?

Etiquetas: ,