terça-feira, julho 24, 2007

As Duas Espadas












Como não sou pregador nunca vos venho aqui falar ao espírito na esperança de que se tornem bons. O Clero cumpre, na medida das suas possibilidades, essa função de vos elevar o espírito, de vos exortar a combater o Pecado, de lutar contra o Mal em todas as suas formas.
Não é isso de que aqui falo. Não me pretendo substituir ao cura, nem tenho vocação para tal, sabendo os que me conhecem que sou pecador (e dos grandes).
O que aqui vos tenho vindo a falar é da forma como uma comunidade que abdica do Bem e de uma forma particular de Bem, está pronta para se suicidar. A sociedade que se pensa libertar do Bem, caminha muito livremente para a maior das escravaturas.
Ao Bem da alma corresponde o Bem da comunidade. Essa associação não é, porém, automática, numa sociedade complexa e ambas as vertentes são fundamentais. Tanto o homem como a comunidade devem ter como referência a norma externa, ao contrário do que postula a posição liberal e a sua oposição a normas anteriores à comunidade que a abranjam. Qualquer aversão ao Todo é estranha à matéria cristã, em resposta ao Lory.
É também por isso que as duas autoridades são fundamentais. Uma Igreja que cuide das almas e uma Comunidade que se preocupe em passar a boa ordem para a vida comum dos homens.
Também por isso me parece que todas as virtudes do espírito são frustradas se não forem transpostas para a ordem, como o “liberto da caverna” que faz o derradeiro sacrifício em vir dar a boa nova aos que ainda estão aprisionados.

Etiquetas: