segunda-feira, março 26, 2007

Autoridades















De ontem não me fica qualquer triunfalismo. Apenas muitos sorrisos...
Como me alertava um amigo, grande parte dos votos vêm do “salazarismo de taxista”, dos que acham que a autoridade é indisputável e que é preciso “um salazar” para restabelecer a segurança e o equilíbrio nas contas do Estado. Se é evidente que estes são elementos necessários a qualquer vida em sociedade, é também evidente que este é o tipo de pensamento que faz com que achem que Cavaco e Salazar são um mesmo fenómeno. E o deslumbramento com a Autoridade do Estado cria um deslumbramento para com o Estado que é apanágio do totalitarismo e não dos regimes saudáveis.
Aí reside um ponto importante nestas distinções. Muita gente fala do totalitarismo sem ter uma ideia do que é. O totalitarismo não é um gradiente de violência aplicada pelo Estado, mas uma concepção do Estado como ordenador, por vontade própria, de todas as realidades da vida humana. Não é um Estado que bate mais do que o Estado Autoritário! Até porque a Auctoritas é uma característica de todos os Estados Soberanos, que corresponde à atribuição de Legitimidade com a sua acção ordenadora. Tanto é assim que não existiu nenhum sistema político que dela tenha prescindido. Mesmo os Estados Liberais não podem prescindir da Autoridade. O que se diria de um Estado Liberal que achasse que um plebiscito possuisse a possibilidade de abolir a propriedade privada?
Salazar não vivia no tempo deste comunismo inofensivo e meramente sindical de redistribuição. Vivia num tempo em que a única alternativa política era a reformulação totalitária da sociedade, como bem atestam os últimos anos de Afonso Costa e o seu deslumbramento com o Socialismo...
Salazar não defendia neutralidades estatais, porque sabia perfeitamente que estas são a pior das mentiras. Sabia que um Estado sem valores não tem possibilidade de se defender, da mesma forma que o Estado/Regime que vivemos sabe que só pode viver se inculcar nas mentes a falsa tolerância, uma democracia que não conhece limites e o mito do antifascismo, como ontem à noite tivemos ocasião de ver nas proclamações de Elisa e nos planos de realização.
O Estado Novo era autoritário, porque defendia um conjunto de valores e os inculcava na sociedade, punindo os que agem para os subverter. Lamento desapontar os mais desatentos, mas na maior parte da Europa, ainda depois da II Guerra Mundial, se mantinham severas restrições penais a crimes de sedição...

Etiquetas: ,