segunda-feira, novembro 06, 2006

Palha















Ainda há muito pouco tempo falava dos que analisam Strauss através dos straussianos. Agora vejo-me forçado a falar dos que tentam falar de Maurras através dos maurrasianos. A questão é triste porque já tão analisada e resultando sempre no insulto caricatural.
Se o Paulo rebateu concludentemente o ataque do Jansenista, resta perguntar onde anda essa direita que subordina o catolicismo à sua doutrina política? Não a vejo... Vejo tradicionalistas que aplicam à doutrina política os princípios eternos do pensamento cristão. Argumentos dentro da tradição e não exógenos!
Não se percebe também de que forma é que os erros dos maurrasianos (os pontos 3, 5 e 6, p.ex) influenciam o movimento intelectual e a força ou fraqueza dos seus argumentos. Será que fazia parte da ideologia maurrasiana a exploração da mocidade, a submissão ao "capital" ou a incapacidade de diálogo? Ou será que, acima das ideias, o Jansenista quis mesmo atacar um "grupo social"?
Não sou anti-semita, não sou aliado de banqueiros, sou jovem, dialogo com todos sem que por isso transija no essencial, não sou pagão ou defensor de qualquer doutrina biologista e não acredito que algum homem venha redimir o que quer que seja. Será que é preciso ser maurrasiano para se ser da Direita Portuguesa?
Há quem queira perceber a realidade. Há quem a queira fabricar... a martelo. Quando esta não corresponde ao que desejam não hesitam em afirmar que é a realidade que está errada.

Etiquetas: