terça-feira, setembro 12, 2006

Lentilhas


Não posso dizer que não tenha ficado triste por ver esta apologia da "sociedade dos simples", a sociedade contratual, no blogue do MCB. Baseia-se no erro fundamental de olhar este Ocidente, capitalista, anti-religioso e apático, como verdadeiro legado à Humanidade.
O diagnóstico de MCB é certeiro. O Homem moderno vive mais, mais gordo, menos dependente da intempérie, pode fazer ouvir a sua voz... Não sabe é para que serve essa robustez e essa longevidade, essa independência dos elementos. Tem voz, mas não sabe para que serve. É isso o que acontece quando a voz é mais importante que o que esta diz!

A Ciência e a Tecnologia (a lógica do fazer) nunca conseguiram emitir um juízo moral sobre qualquer coisa, exceptuando na cabeça de Saint-Simon e do seu amigo Comte, nem conseguiram criar nunca objectivos para o Homem. Nem Liberdade, nem Autoridade, nem Justiça... Nada dela surgiu!
E desta Fé não surgiu nenhuma guerra, nenhum autismo, nem nenhuma "verdade revelada"! Apenas o Socialismo, gerador de guerras, de opressão, da religião da História e do Materialismo...
Materialismo esse de que vemos no Ocidente e na apologia da materialidade que MCB faz.

Eu não serei Ocidental, por certo. Nem participo dessa ocidentalidade que matou Platão, Aristóteles e São Tomás, em favor dos sofistas que lhe deram um saco de rebuçados e mais dez anos de vida, que ele não sabe aproveitar.
Se não pararmos essa Marcha da História do Ocidente Jacobino tanto pior para nós...
Paciência.

Etiquetas: