terça-feira, outubro 11, 2005

Muitos Anos de Vida

(Devido e Atrasado)

Como já devem ter reparado não tenho andado por aqui! As minhas intermitências são as necessárias a um moço da minha idade... Estudos, trabalhos, isolamentos mais ou menos forçados, leituras, um bocadinho para viver!
É fácil falar de política, é mais trabalhoso falar dos amigos!
É difícil falar do prazer que temos em encontrar alguém que partilha as nossas visões, as grandes preocupações dos homens, as necessidades do espírito humano.
Por isso me é difícil falar do meu amigo FG Santos.

No dia 8 de Outubro cumpriu-se o primeiro aniversário do Santos da Casa, um blogue que é actual, atento, cultivado nas coisas dos homens. Dizer isso não é nada, ou é, muito pouco. Não é por isso que leio o Santos da Casa!
Leio o Santos porque é a expressão de um homem direito.
Quando o FG Santos concorda ou discorda é por bem, não é daquelas alimárias gregárias movido por espírito sectário. É um ser peculiar na blogoesfera, porque partindo de ideias feitas (como todos nós, aflitos pela maleita que apelidamos de humanidade) está sempre disposto a embarcar na aventura do pensamento, a aferir o verdadeiro e falso, o bom e o mau.
O FG Santos tem muitos méritos, mas tem sobretudo uma inclinação que transcende o aqui e agora. Isto pode parecer estranho para um homem que se diz descrente...
O Santos é crente! Acredita num caminho para lá da treva e do despotismo da ausência de critério. Acredita na verdadeira liberdade que parte da liberdade de um povo de se autogovernar segundo os seus princípios, segundo os laços que perpassam as gerações.
Acredita que voluntária ou involuntariamente nos encontramos abraçados àquilo que nos escapa, mas que é intemporal.
E o caminho tem de ser feito, sozinho ou acompanhado.

Um grande abraço ao FG Santos, português de boa cepa!