quinta-feira, maio 19, 2005

Sobre o post "Episódios da Vida Sexual"

Não resisto a transcrever um comentário do JRA no Nova Frente, que sintetiza tudo o que me apetecia dizer sobre os incentivos estatais à sexualidade adolescente.

"Meu caro Nelson

Eu até compreendo a sua preocupação que é, aliás, a mesma dos bem intencionados "modernaços" que exigem uma "educação sexual despida de tabus". O problema é não saberem as causas das tais taxas de SIDA e de DST's, bem como das razões porque as nossas adolescentes engravidam. E neste ponto, deixe-me dizer-lhe você é CULPADO pelo seu liberalismo que atinge, por vezes, a libertinagem. A razão não está na falta de conhecimentos dos nossos adolescentes(ainda recentemente um inquérito, acerca do uso de preservativo e da possibilidade de apanhar SIDA, feito em Portugal, provou isso mesmo). A razão não está na falta de educação sexual. A razão está no hedonismo praticante que a sociedade portuguesa adoptou. A razão está na falta de educação para os valores. A razão está na falta de educação cívica e moral e, principalmente, na falta de educação para fortalecer a força de vontade (estas faltas não são, de modo nenhum, culpa dos adolescentes, mas da sociedade que os educa e acha esse ensino retrógrado, conservador e , nalguns casos, fascista). Enquanto o hedonismo se mantiver na nossa sociedade, não haverá aulas de educação sexual que nos livrem do flagelo. E, já agora, deixe-me dizer-lhe que o problema não é assim tão antigo. Nas quantidades de hoje (e refiro-me, obviamente, à gravidez na adolescência, visto a SIDA ser um fenómeno ulterior)só apareceu depois do 25 de Abril. Mais um malefício do golpe do pré.
____________________________________
Nota: não é a inteligência que diferencia o Homem dos animais; é a capacidade de resistir às forças instintivas, é a força de vontade."