terça-feira, fevereiro 15, 2005

Má-Fé

Fico com a firme convicção de que alguns diálogos são impossíveis...
Há dias li nas caixas de comentários a afirmação de que a fundamentação da sociedade política era em Platão e Aristóteles a "etnia".
Não se pode tentar dialogar com quem não pretende dizer verdade, recorrendo assim a qualquer afirmação de forma a obter adesão a suas ideias!
Qualquer conhecimento, mesmo epidérmico, das obras dos autores, revela a filosofia como fundamentadora da cidade. Só apoiando-se nas "ideias", aquilo que é essencial, pode o Homem criar algo de superior, de natural, cumprindo-se assim a sua Natureza. Essa natureza humana é a vocação do político. Não o seriam de certeza quaisquer justificações "etnicas".
Para mais Aristóteles explica com profundidade a diferença entre a etnia e a cidade (Política, Livro II). A "etnia" origina um poder familiar, onde as relações de sangue e afinidades de hábitos, prosseguem interesses materiais. É um poder INFRAPOLÍTICO!!! Não tem qualquer fundamento (para além da contingência) ou relevância política, para além da sua subordinação à esfera superior. Esse eixo superior, onde se busca o Bem Moral (político) da comunidade é o POLÍTICO, que é, acima de tudo, uma partilha noética (homonoia), não tendo por isso qualquer fundamento no sangue.
Mais grave ainda no caso de Platão que desprezava a família e pretendia uma rígida ditadura do Ideal, que a todos demanda obediência. Esta obediência ao Ideal é um dever fundamental do Ser Humano.
Só assim se explica que exista Filosofia Política. Uma concepção de sociedade que prossegue o Bem e não uma qualquer partilha sanguínea (isso respeitava, em Atenas, às aldeias, algo que caiu em desuso com a mobilidade hodierna).
São as ideias que comandam as pertenças políticas!
Ver mais que isso na Filosofia de Platão e Aristóteles é má-fé e falta de leitura ou compreensão...

Etiquetas: