sexta-feira, fevereiro 11, 2005

A Cartilha Maternal

Tenho um amigo que está a tentar entrar para o Centro de Estudos Judiciários, com o intuito de ser juiz. No meio dos exames encontra-se uma Prova de Conhecimentos Gerais. Apresentam a esse propósito uma bibliografia geral com alguns livros que nenhum futuro juiz deve olvidar.
A lista poderia ter sido retirada da bibliografia básica da Universidade de Verão do Bloco de Esquerda e de uma qualquer cadeira de Pós-Modernidade Simpática para Idiotas II.
Não é de estranhar por isso que o autor mais referido seja… Boaventura Sousa Santos!
Todas as suas teorias cosmopolitanas de Direitos Humanos são profusamente analisadas. Um homem e pensador de muita dignidade… Como já vimos anteriormente!
Depois temos obras portuguesas e estrangeiras (mais de dez) sobre reinserção social (onde se destaca a “imparcial” reflexão de Pedro Pedroso. Estranhamente não temos nenhuma obra que explane o caracter punitivo da Pena como sanção moral (isso da moral é passado)… Bizarro!
Encontramos depois o grande timoneiro Chomski. Esse pai dos “Forum Social”, autor de imbecilidades como o Sindicato dos Contribuintes, Manifs anti globalização e livros (mais que muitos) sobre a correlação entre o esquerdismo e as liberdades!
Para os mais moderados temos uma análise intensiva da obra desse grande sociólogo (estes tipos nunca são filósofos!!!)… Anthony Giddens!
Curiosamente, a única obra de filosofia que se encontra é “O Príncipe” de Maquiavel. A filosofia do cálculo, da esperteza… Uma escolha curiosa para quem deveria penetrar os segredos da Justiça! Uma obra que faz a apologia do predomínio do expediente sobre o imutável! Perfeito para os servos da Besta… Uma justiça que seja apenas o que o mantém à tona! Uma marioneta da massa ou do sistema!
Mais umas tretas sobre inserção de ciganos (ignorando assim uma cultura que se afirma e sempre se quis afirmar, como separada da cultura principal), mais umas conversas cosmopolitas sobre migrações e obrigações humanitárias dos países hospedeiros e está completa a formação extra-judicial de um futuro magistrado português…

Etiquetas: