segunda-feira, dezembro 20, 2004

Novas?

Soube através do DexteraVox de algumas medidas propostas pelo PND para pôr Portugal no “bom caminho”. Lá iremos.
Nunca percebi muito bem o que é o PND! Para além de uma secessão do CDS-PP, não me parece que seja muito. Na sua declaração de princípios afirmava não ser de esquerda ou direita… para logo a seguir se dizer que defendia os valores da direita portuguesa!
Fico sobre a impressão que o PND não foi a “lufada de ar fresco” que pretendia ser.
Tendo algumas pessoas inteligentes e uma suma-inteligência no seu seio, o PND não apresenta de facto grandes diferenças dos outros partidos…
Através da leitura do DemoLiberal podemos ficar a saber que defende o Presidencialismo, a limitação dos mandatos, os filmes de Michael Moore (esse grande anti-fascista), a adesão da Turquia à EU (diz o opinador que a Alemanha tem medo de ser superada pela Turquia…).
Infelizmente não diz o que foi o Dr. Monteiro fazer ao Largo do Rato… É uma pena!

O DexteraVox, que aparentemente é mais de direita do que o partido (será presidencialista para além de monárquico?), refere Monteiro como o proponente de medidas estruturantes de revitalização da Nação…
Relevam três que me parecem exemplares, e que são, alegadamente, originais:

1. A criação de uma Comunidade Económica de Países de Língua Portuguesa.
2. A aposta na produção nacional.
3. A criação de uma taxa democrática.

Estas medidas são as mais emblemáticas, porque são absolutamente desfazadas da realidade portuguesa contemporânea. Afirmo mesmo que não têm qualquer utilidade para Portugal.
Basta olhar rapidamente para a CEPLP para se verificar que esta é uma retórica saudosista, desprovida de conteúdo. Os mercados da CPLP não são apelativos, excluindo o sector do Turismo, o suficiente para que Portugal abrace um tal projecto. E como já se viu na CPLP é o Estado Português a despender a quase totalidade do esforço económico. Os mercados africanos são de fácil penetração… A única coisa que falta para que Portugal se imponha neles (já que mais ninguém os quer…) é que Portugal tenha uma estrutura produtiva que seja capaz de exportar, e que esses países tenham rendimentos para pagar os produtos… De momento nem uma nem outra! Sendo portanto absolutamente prejudicial que Portugal esteja a despejar dinheiro para pagar o parque automóvel e as casas na Riviera dos governantes dos PALOP.
Para essa colecta já deram os que lá estão…

E quando se fala precisamente na produção nacional é preciso saber qual o modelo de desenvolvimento. As vantagens comparativas portuguesas, a manutenção da agricultura, o reforço dos serviços? Uma política de consumo ou políticas empresariais? Como se poderá revitalizar a economia portuguesa com esta constituição socialista, com os sindicatos comunistas e direitos laborais que prejudicam o futuro de todos?

Por último gostaria de realçar a “moralista” medida de valoração “democratista”. É absolutamente inacreditável como se considera o perigo chinês para algumas indústrias. O recurso a cargas fiscais para punir os países que não têm respeito pelos “pretensos direitos do Homem” é uma patética anedota inventada por uma Europa socialista. Gostaria de saber onde estaria a indústria europeia se não tivesse tido a exploração do século XIX… Como pode a China desenvolver-se se não se desenvolver desta maneira? Onde vai a China buscar dinheiro para construir um sistema educativo que dê às crianças a escolaridade mínima, se não for pelo desenvolvimento comercial e industrial com o exterior?

Mas o mais engraçado é tomar a China como um opositor de Portugal…
Será a China que nos toma as pescas, que nos fica com as quotas de leite e tomate, que nos obriga a estandardizações que são caras e impedem os nossos produtos de concorrer no mercado europeu? Será que é nos têxteis que Portugal deve apostar, será essa a indústria (digo-o em sentido lato) em que se deve canalizar os esforços da Nação?
É impossível perceber como a China é uma ameaça e os outros países da UE são amigos…
Se calhar andam a fazer caridade…

É preciso trabalhar mais, para que se possa ganhar investimento.
É preciso que se invista no ensino tecnológico para que esse investimento não seja algo de flutuante e se fixe sem possibilidade de ser movido para o Terceiro Mundo.
Quem não tiver vergonha de dizer isto terá o meu voto!

Gostaria ainda de saber, visto que vejo no DexteraVox tantos apelos e links anti-abortistas, qual a posição do PND sobre o assunto…
É negociável a vida? É uma questão de consciência individual?
Sendo assim distinguir-se-á pouco dos outros liberais… que também são mais Demo que Liberais…

Etiquetas: