sábado, novembro 06, 2004

4 Anos de Sossego!

Uma das poucas coisas boas da vitória de Bush, foi que vamos estar mais quatro anos sem ouvir falar da ONU. É um descanso…
É uma alegria particular para todas as pessoas que se interessam pelos assuntos da moral e que conseguem fugir à idiotia democrática. Foi tempo demasiado o que tivemos de passar a ouvir gente a justificar qualquer guerra com a vontade da maioria dos povos!
Pensemos no Kosovo e veremos o que significa a ONU em termos de princípios.
Consagra no seu texto fundamental, como direito sagrado e constitutivo, a não-ingerência nos assuntos internos dos Estados! Contudo logo se inventou um direito de ingerência para proteger os inocentes albaneses, que invadiram através da “inocente” imigração a província sérvia…
O que é amoral nesta história é a completa destruição do conceito de justiça nas Relações Internacionais.
Ouvem-se por aí muitos Anacletos, e não só, a declarar que uma “Guerra Justa” é uma guerra sancionada pelas NU! Estarão a dormir ou tentar insultar 2500 anos de história e pensamento sobre o problema! Basta que alguns países se juntem e votem, para que uma situação adquira um pendor moral positivo ou negativo! Será que a decisão desses países é superior moralmente à nossa? Ou será que 50%+1 é a aritmética da verdade?
Poder-se-á arguir que não se trata de uma questão moral, mas legal, da validade dos tratados. Mas será que não devem estes vigorar na sua completude, protegendo das ingerências externas, como vimos no Kosovo e ainda hoje vemos no “quintal da França”!
Ou são parvos ou comprometidos…

Etiquetas: