quarta-feira, março 04, 2009

A Unidade de Todos os Monárquicos
(uma conferência da Comissão Liquidatária)











No Estado Sentido vi esta bonita publicidade a uma conferência, organizada por um Instituto que é presidido pelo Senhor Dom Duarte, que passo a citar:

“O nome escolhido para título, Marquês Sá da Bandeira, vem da nossa História. Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, assim se chamava, foi um português devotado aos estudos, um herói do liberalismo contra o absolutismo(...)”

Não me apetece sequer debruçar sobre a ridícula distinção liberais vs absolutistas, que, para além de não honrar muitos ilustres pensadores da política que por lá se passeiam, é infantil e programática, podendo muito bem prefaciar qualquer programa do POUS ou do MRPP. Gostava apenas de saber o que o Senhor Dom Duarte acha da forma como os seus antepassados são reduzidos a agentes do absolutismo, da treva contra a escuridão, da servidão dos tempos católicos face à libertação pelos Direitos Humanos. Se fomos libertados, que legitimidade terá o Rei e seus avós, que durante séculos pactuaram com a servidão?
Rio com pena. Pelo que vejo dos participantes, a coisa deve ter acabado com vivas ao Lula, o Khadaffi da Lusofonia, ou, num assomo de agostinhodasilvismo, esperando a “segunda vinda” de Nino, o Leão da Guiné.

Etiquetas: