sábado, fevereiro 24, 2007

Terrorismos de Ontem e Lições de Hoje


Santa Liberdade é um “documentário” sobre o assalto ao Santa Maria. Vale bem a pena ver... É uma versão fantástica da história! Quando aparecem imagens de pessoas do Estado Novo ou do Franquismo ouvem-se sons estridentes, como num filme de terror.
Fala-se de sequestro de um navio de uma maneira curiosa, uma vez que o crime é legitimado pela “adesão da maioria dos ocupantes do navio” e pela necessidade de dar notícia da repressão dos governos peninsulares.
Depois é ver Iva Delgado, com um corte de cabelo emulando o progenitor, a colocar-se ao lado desta acção antifascista...

Notável a forma como se aborda a vítima mortal da acção, o Terceiro Imediato João do Nascimento, e os feridos, em vinte segundos, sem perguntas sobre o homicida e sobre as razões do assassinato. A forma como se louva uma acção contra gente desarmada. O modo como se legitima com a adesão da maioria dos sequestrados a destruição das liberdades e vidas dos outros não é apenas demonstrativa da liberdade que eles queriam... É demonstrativa da sociedade que eles querem.

Era esta a Santa Liberdade de que falavam!
Se Salazar não era um kantiano (graças a Deus), fico à espera que me expliquem o apoio a esta moralidade democrática.

Etiquetas: