quarta-feira, dezembro 06, 2006

Colecção Biblioteca Diplomática





O Instituto Diplomático tem vindo a desempenhar uma actividade editorial que, embora pouco divulgada, se tem constituído como um esforço sério de publicar elementos sobre a História Portuguesa que nos permitam compreender o país que somos, com o objectivo de fornecer às gerações vindouras de portugueses (e de servidores do Estado, por consequência) luzes sobre a melhor forma de continuar a aventura portuguesa.
Existem, por isso, algumas publicações que poderão ser do interesse de todos os que querem pensar Portugal e que passo a sumariar:

- Correspondência Diplomática Irlandesa sobre Portugal, o Estado Novo e Salazar: 1941-1970, de Filipe Ribeiro de Menezes.

Onde se abordam amplamente algumas lições sobre o Estado Corporativo e a forma como a experiência portuguesa influenciou o Estado Irlandês.

- Ensaios sobre Nacionalismos em Timor Leste, de Armando Marques Guedes e Nuno Canas Mendes

Onde se observam as construções e reconstruções comunitárias de uma Pátria onde houve Portugal.

- Tratados do Atlântico Sul: 1825-2000, de Zília Osório de Castro, Cristina Sarmento e Júlio Silva

Compilação de Tratados entre Portugal e Brasil.

- Gazetas da Restauração, de Eurico Dias

Reedição de um periódico português (o primeiro) que ilustra a posição portuguesa no seio da ordem internacional uestefaliana e da sua importância na restauração da Independência Nacional.

- Do Império Colonial à CPLP, de José Filipe Pinto

Uma análise sobre permanências e mudanças na relação de Portugal com o seu ultramar perdido.

- Portugal e o Início da Construção Europeia, de Pedro Cantinho Pereira

Uma clara refutação do mito antifascista do "orgulhosamente sós" que demonstra as reticências e aceitações de Portugal na ordem internacional europeia.

- As Relações entre Portugal e Alemanha em torno de África: finais do século XIX a inícios do século XX, de Gisela Guevara

Prova irrefutável, com elementos originais, de que a Monarquia Portuguesa teria razões para recear as pretensões alemãs no Ultramar Português, facto que conduziu à manutenção da Aliança com a Coroa Britânica como única forma de manter a posição em África e que foi explorada como uma capitulação humilhante pelos Republicanos.

Os livros são distribuídos pela Almedina.