quinta-feira, março 23, 2006

Muitos Dias e Noites


Há dois anos que comecei este blogue. Parecem-me mais...
É hoje mais difícil prosseguir esta empresa, por falta de tempo, por já ter falado em demasia, por já me faltar o assunto.
Este blogue é movido por duas paixões.
A primeira é a vontade de defender alguns pontos que me parecem ser fundamentais na redescoberta mais profunda de sentidos mais verdadeiros da nossa existência enquanto homens e na qualidade de seres dotados de uma circunstância histórica que revela a nossa experiência elevada de humanidade, a que vulgarmente chamamos de Ser Português. Foi essa a ideia genética deste blogue, a que tentei realizar de melhor forma possível, na medida das minhas parcas capacidades.
A segunda e que tem sido a grande fonte da longevidade deste pasquim, é a amizade dos comparsas de blogação que fomos encontrado nesta jornada. É ela que me tem preso a esta página e a “clicar” no publish post quase 700 vezes (certamente menos de metade dos posts e das horas que aqui gastei teriam feito o mesmo efeito).
É assim que agradeço ao Nélson Buiça a descoberta deste blogue e as muitas horas nele gastas a comentar. Foi ele que, com as suas discordâncias e concordâncias (que também as houve) trouxe as primeiras polémicas interessantes a este espaço.
Fundamental nesta jornada tem sido também o JSarto, espírito persistente que não desiste de nos levar a lugares mais límpidos da nossa existência, de nos mostrar as grandes descobertas onde as construcções fazem sentido.
O Manuel Azinhal que nos expandiu os horizontes, que deu brado do que aqui se disse, que acompanhamos com reverência diária.
O Pedro Guedes que foi o grande exemplo de como manter um blogue, de como o fazer interessante, cultivado, leal. Um exemplo de qualidade e de luta difícil de igualar, em que só se lamentam os posts de ódio clubístico (que virá em breve a ser criminalizado como forma inaceitável de discriminação).
O mesmo se diz do BOS que de forma desencantada lá vai mostrando os “podres” da gentinha que vai preenchendo o “rectângulo” neste início de século, dominando a língua-mãe e os convivas em repasto com mestria e vivacidade similares.
O orgulho de ter como comentadores o Mendo, o Paulo Cunha Porto, o Miguel Castelo-Branco, o JSM (não esqueço um mail que me mandou e me encheu de orgulho), gente grande, dada ao pensamento e à causa mais importante. Os salazaristas Dr. António Cruz Rodrigues e o Manuel Brás (recente neoconservador) e o jovem de além-mar ACJA, o jovem de aquém-mar Viriato, o Miguel de Londres, o AAA. O prazer de acolher os novos blogonautas de maior qualidade como o Je Maintiendrai, o Jansenista, o SRA, o Engenheiro, o Euro-ultramarino
Uma palavra muito especial para dois amigos. O FGSantos (que agora, à Durão, passou a ter menos um nome) que com as suas críticas, assiduidade, manteve este blogue com interesse. As palavras de amizade do Santos foram do mais importante nesta viagem.
Fundamental também foi o amigo Rafael Castela Santos, a pessoa mais importante nesta jornada blogoesférica, por ter permitido que este blogue, através dos seus conselhos, encontrasse o rumo certo, em forma e em conteúdo.
Graças ao Rafa o blogue e o seu autor tornaram-se mais consequentes… já não é coisa pouca!

Grande abraço e sincero agradecimento a todos.