segunda-feira, dezembro 26, 2005

Sobre o Mal

Muitas pessoas que viram o filme “Kids” de Larry Clark ficam horrorizadas com a maldade que perpassa todo o filme. O filme lida, de facto, com o Mal, na sua forma mais perigosa, mais discreta, mais estúpida.
Telly ganha o respeito dos seus amigos através do desvirginar de raparigas. Recorre a um chorrilho de mentiras. Não lamenta nada.
O Mal não está entre nós no “mal querer”. Essa é a sua forma minoritária! O ódio não é base duradoura de qualquer sociedade...
Numa viagem de Metro Telly é abordado por um pedinte amputado que canta “I have no legs!, I have no legs!”. Telly apieda-se dele e dá-lhe, visivelmente afectado, algum dinheiro. À primeira vista a personagem parece um jovem que não encontra limites à sua satisfação. Engano tremendo! Telly não é egoísta, não vira a cara ao seu semelhante. O problema dos nossos dias, como o de Telly, não é o egoísmo. É que, apesar de tanto altruísmo, os modernos não têm um pensamento que permita saber como fazer o bem dos outros... E muitos dizem que isso não existe!