terça-feira, julho 05, 2005

Sinónimos mas Antónimos

Compreendo perfeitamente a posição do meu consócio benfiquista Rebatet em não transigir no que lhe parece essencial. Eu tenho outra visão da essência do Ser Português (no fim de contas o fulcro principal da discussão) da qual não me parece lícito transigir, por ser o fundamental. Quando escrevi o texto sobre o que o Rebatet escreveu tentei demonstrar como não identifico Nação e Estado, como não existe essa necessidade de um Estado Total numa Nação plurirracial (a não ser que o Rebate não faça coincidir Nação com Etnia), no que me parece ter sido uma interpretação abusiva da concepção tradicionalista que perfilhamos.
Estou perfeitamente consciente de que nos inserimos em tradições absolutamente diferentes (diria mesmo divergentes) de pensamento. Tento por isso demonstrar as insuficiências das outras tradições e demonstrar a minha e as suas virtudes (bem como algumas falhas que possam ter), o que o Rebatet também faz, habitualmente com inteligência.
Como não tenho qualquer pretensão a ser dono de qualquer movimento (e como o Rebatet também disse aqui) não ando a sindicar verdadeiros e falsos, apenas a tentar clarificar várias formas de pensamento.