quarta-feira, junho 15, 2005

Acidentes de Percurso

Não deixo de ficar estarrecido, embora não surpreso, com a leveza de alguma da direita mais acidental. A maior parte é gente inteligente, que lê, que pensa, que se interessa. Infelizmente esta direita não assume o que é ser de direita. É uma moda que os separou dos restantes amigos nas escolas (exceptuando os que andaram nos melhores colégios), que perdurou nas suas vidas, mas da qual têm medo.
Sabem que se entrarem pela busca de um conceito de justo encontrarão limites às suas vontades… São os filhos que nunca quiseram o “pai Rousseau”! Disseram-lhes uma vez que o gajo era de esquerda e rejeitaram-no, aceitando todas as suas premissas… Cuspiram-lhe no nome, mas aceitaram a sua herança.

Amam os cravos mais que a vida. Não se imaginam a viver sem democracia.
Parece o Canal História! Só existe História em Atenas e no Século XX…
Serão filhos de quem?
Os avós, se os têm, viveram a vida sem democracia. Eles são melhores… Modernaços!
Têm ídolos estrangeiros que não sabem o que significam, não compreendendo a incompatibilidade entre Thatcher e Churchill.
Devem ser americanos… Só estes não sabem o que é viver sem Democracia!
Por isso mesmo se encerram na estupidez de achar que a principal dicotomia política é entre Democracia e não-Democracia, ao invés de Justiça-Injustiça!
Estranhas mentes as que vêem no processo de decisão a benignidade de uma norma!
É uma moral de funcionário subalterno…
Se se cumpriram todos os preceitos do regulamento, se o procedimental foi salvaguardado, o resultado é bom, ou pelo menos lícito.

Dizem que são de direita, mas fazem a mesma apologia da liberdade libertina que os bloquistas, porque não reconhecem a necessidade de ordem. Ao não reconhecerem a ordem das coisas não reconhecem a justiça. Acham que Hayek é um pensador profundo…
Acham que a teoria dos Direitos Humanos, inventada pelos jacobinos, é um avanço da Humanidade. Talvez essa seja a necessidade que têm da esquerda… Eles conduzem as ideias, os acidentados vão atrás, apelando à moderação!
São como Oakeshott, burkeanos que ignoram a mensagem de Burke, retirando da sua obra algumas “larachas”.

Para uma direita de lugares-comuns, que anda a reboque da mentalidade e visão de esquerda, que não vê para além da pós-modernidade e relativismo-pragmático, já temos os partidos portugueses.

Etiquetas: